Home / Comunicação / Governo federal divulga orientações da vacina de reforço em profissionais da saúde e idosos

Notícias

29/09/2021

Compartilhe esta notícia:

Governo federal divulga orientações da vacina de reforço em profissionais da saúde e idosos

ab7479cf 1bd0 4465 b3c2 a302265798e2O Ministério da Saúde publicou orientações sobre o início da vacinação de reforço em profissionais da saúde e idosos. Os direcionamentos foram divulgados por meio de duas notas técnicas. A Confederação Nacional de Municípios detalha os novos procedimentos que devem ser seguidos pelos entes federados.

O primeiro documento é a Nota Técnica 47/2021. O texto prevê o início da vacinação dos profissionais da saúde a partir do dia 28 de setembro. Já a Nota Técnica 48/2021 estende a vacinação aos cidadãos acima de 60 anos. Segundo os documentos, as doses de reforço devem ser administradas em um período de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado. Devem ser utilizadas, preferencialmente, as vacinas da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. 

As notas técnicas não apontam a data que o Ministério da Saúde vai distribuir aos Estados e aos Municípios as vacinas destinadas a esses públicos. Por isso, a CNM aguarda a publicação do Informe da Pasta com o quantitativo de distribuição descrito nas notas técnicas para que Estados e Municípios consigam planejar e dar início à imunização de reforço.

 

Foto: EBC

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas