Home / Comunicação / Grupo 4 do projeto InovaJuntos troca experiências e estuda parcerias com portugueses

Notícias

25/11/2022

Compartilhe esta notícia:

Grupo 4 do projeto InovaJuntos troca experiências e estuda parcerias com portugueses

4DC41DA5 205E 4983 BCBB 57B78DE9B95BNo roteiro da Missão Internacional do InovaJuntos, os integrantes municipais que integram o Grupo 4 da visita a Portugal foram recebidos por autoridades locais da cidade de Valongo e representantes da associação do Baldio da Ameixieira. A comitiva brasileira está no país europeu para a troca de práticas inovadoras com foco na concretização de acordos de cooperação internacional entre os participantes do projeto.

A recepção na cidade de Valongo ocorreu no Fórum Cultural de Ermesinde, onde o Grupo 4 foi acolhido por membros do executivo da Câmara Municipal. Na ocasião, os visitantes conheceram uma prática executada nas escolas municipais chamada de “Biblioteca Humana”. A ação facilita o diálogo construtivo e informal entre jovens estudantes e pessoas que representam grupos que frequentemente são alvo de preconceitos.

A prática estimula a sensibilização e destaca a importância da inclusão, da diversidade cultural e da igualdade de oportunidades, de forma a combater a discriminação e desconstruir estereótipos, além de estreitar povos, culturas e religiões, que normalmente não teriam a oportunidade para interagir.

Baldio da Ameixeira
Representantes do Baldio da Ameixeira, grupo que atua na gestão comunitária com foco na recuperação e na manutenção de áreas ambientais, receberam a equipe brasileira do InovaJuntos com a apresentação do Parque Seixos Brancos, onde os visitantes conheceram a área de plantação. Foi a oportunidade de saber mais informações sobre as ações locais e promover o plantio de mudas de árvores, com foco nas atividades desenvolvidas pelo grupo voluntariado.95CF5D83 B28B 4365 A2A4 BF3087168B8A

A delegação brasileira também visitou a Casa das Pedras Parideiras, local em que ocorre um fenômeno de granitização único no mundo. A atração é correspondente ao afloramento de pedras que, eventualmente, acabam por se soltar da rocha-mãe. Ao final do dia, a equipe se encontrou com a prefeita de Arouca, Margarida Belém; e o vereador António Carlos.

Nesse encontro, o principal foco de interesse foram as experiências voltadas a programas que enfrentam as mudanças climáticas, potencializam o desenvolvimento social e econômico e tornam as cidades mais inovadoras e inclusivas.

Outras ações
Até o próximo sábado, 26 de novembro, técnicos brasileiros participam da Missão de Cooperação em busca de soluções que possam ser aplicadas entre os entes parceiros do projeto. A Missão integra a agenda de cooperação do Projeto InovaJuntos, desenvolvido desde 2020 com financiamento da União Europeia e coordenado pela Confederação Nacional de Municípios pelo Centro de Estudos Sociais (CES/Universidade de Coimbra).

Esta etapa em Portugal é uma continuidade das atividades que começaram em maio, no Brasil, que levou uma comitiva portuguesa para conhecer e discutir as iniciativas dos parceiros brasileiros. O Projeto InovaJuntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade é uma metodologia de inovação que visa encontrar soluções para problemas reais encontrados na administração pública. O Projeto é executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, e cofinanciado pela União Europeia.

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas