Home / Comunicação / Grupos do projeto InovaJuntos se reúnem para conversar sobre intenções de acordos de cooperação

Notícias

25/11/2022

Compartilhe esta notícia:

Grupos do projeto InovaJuntos se reúnem para conversar sobre intenções de acordos de cooperação

image1Os quatros grupos formados por representantes de Municípios e de consórcios públicos brasileiros que estão em Portugal se reuniram para debater com autoridades locais daquele país a intenção de firmar uma cooperação por intermédio do Projeto InovaJuntos. Durante essa semana, os grupos estiveram em visitas aos Municípios europeus e puderam conhecer as experiências e boas práticas que são executadas em cidades portuguesas.

A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 25 de novembro, na Universidade de Coimbra, onde está situado o Centro de Estudos Sociais (CES), parceiro implementador do projeto por parte de Portugal. Na ocasião, foi aplicada uma tecnologia onde os participantes puderam interagir com os Municípios e identificaram quais acordos poderiam ser assinados e apoiados por cada Município.

Todos os Municípios que participam do projeto assinaram a intenção de fechar um acordo de cooperação, chegando a mais de 60 possibilidades. As parcerias têm como objetivo a transferência de conhecimento em diversas áreas da gestão local como, por exemplo, Turismo, Resíduos Sólidos, Educação, Inovação e Tecnologia.image0

Após as definições no encontro, a expectativa é de que o próximo passo das ações conjuntas de Municípios brasileiros e portugueses que assinaram a intenção da parceria seja o desenvolvimento de ações conforme a realidade e a necessidade de cada Ente brasileiro e português. A delegação do InovaJuntos ainda visitou a biblioteca da Universidade de Coimbra. 

A comitiva brasileira é formada pelos Municípios de Andradas (MG), Águas da Prata (SP), Capitólio (MG), Barcarena (PA), Belém (PA), Santarém (PA), Feliz Deserto (AL), São Bento do Sul (SC), Restinga Sêca (RS), Socorro (SP), Tarumã (SP), Taquaritinga do Norte (PE), Viana (ES), Itabirito (MG), Igarapava (SP), Goiás (GO) e Cascavel (PR). Também fazem parte do projeto representantes de dois consórcios públicos: o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi).image2

 

 

 

 

Já de Portugal integram as associações e organizações da sociedade civil Amal, Maia, Baldio da Ameixieira/Currais/Cales, Olhão, Lisboa, Baldio Estrela Sul, Guimarães, Valongo, Oeiras e Cascais. 

O Projeto InovaJuntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade é uma metodologia de inovação que visa encontrar soluções para problemas reais encontrados na administração pública. O Projeto é executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, e cofinanciado pela União Europeia.


Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas