Home / Comunicação / GTs do projeto InovaJuntos promovem debates com apoio de técnicos da CNM

Notícias

26/08/2021

Compartilhe esta notícia:

GTs do projeto InovaJuntos promovem debates com apoio de técnicos da CNM

01032021 inovajuntosO projeto InovaJuntos realizou, nesta terça-feira, 24 de agosto, mais três encontros junto aos Grupos de Trabalhos (GTs). Entre os temas em debate, as equipes trataram sobre a Nova Lei de Licitações, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU). As discussões foram organizadas com o objetivo de abordar temáticas relacionadas ao projeto e fomentar ações e trocas de experiências.

No período da manhã, o coordenador do projeto, Maurício Zanin, deu continuidade aos estudos básicos sobre a Nova Lei de Licitações. Já pela tarde, os grupos de ODS e NAU contaram com a participação de especialistas da Confederação Nacional de Municípios (CNM), como da analista da área de Mulheres e Juventude, Thaís Mendes, e da analista técnica de Planejamento Territorial e Habitação, Karla França.

Sobre os ODS, Thaís Mendes destacou a importância da implementação da iniciativa nas políticas públicas, no plano diretor e no Plano Plurianual (PPA) dos Municípios. Além disso, frisou que a CNM já conta com ferramentas que podem ser úteis para a realização de análises e diagnósticos em relação a qualquer objetivo da Agenda 2030, como a Plataforma Êxitos e a Mandala ODS. A analista falou ainda que a participação social é muito importante, pois assim será possível conhecer e escutar todos os problemas e desafios dos jovens, mulheres e homens dos Municípios.

Já no grupo da NAU, Karla França esclareceu a importância da agenda urbana, que trata de moradia e do desenvolvimento urbano sustentável, além das suas 172 diretrizes e quatro dimensões. O Grupo de Trabalho também abordou o audiobook organizado pela equipe do InovaJuntos e os Municípios do Projeto, disponível aqui.

O grupo de trabalho de ODS pode ser acessado aqui e o da NAU aqui.


Sobre o InovaJuntos
O projeto é implementado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, com o financiamento da União Europeia. O objetivo é promover inovação nas políticas públicas municipais. Para saber mais sobre o Projeto, acesse inovaJuntos.cnm.org.br

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas