Home / Comunicação / Histórias Locais: gestores mundiais expõem experiências positivas no Fórum Mundial da Água

Notícias

21/03/2018

Compartilhe esta notícia:

Histórias Locais: gestores mundiais expõem experiências positivas no Fórum Mundial da Água

21032018 pref DanielaFalar de experiências locais positivas que possam ser implantadas em outras localidades. Esse foi o eixo do painel denominado Historias Locais que reuniu gestores de algumas cidades do mundo na manhã desta quarta-feira, 21 de março, na 5ª Conferencia de Autoridades Locais e Regionais pela Água que fez parte da programação do 8º Fórum Mundial da Água.

A prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia, foi a representante no evento indicado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pelo Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) para apresentar a experiência local. A gestora destacou um projeto realizado pela Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (AMMA) em parceria com a empresa Toyota. O projeto basicamente é um mecanismo de pesquisa e planejamento do uso racional da água na região da Serra da Mantiqueira.

“A Toyota realizou oficinas para conscientizar os prefeitos da região para implementar políticas públicas voltadas para a manutenção, desenvolvimento e para o uso consciente da agua. Que vão desde o trabalho com escolas, em parceria com as redes municipais de educação, que incentivam o estudo da biodiversidade para tentar garantir a tão sonhada sustentabilidade. A gente precisa preparar nossos jovens e crianças”, destacou a prefeita.

A representante do MMM citou ainda que “durante muito tempo pensou em investimento, mas nós da Mantiqueira entendemos que o grande desafio dos gestores municipais é educar e conscientizar a população para o correto uso e preservação da nossa água”. De modo geral todos os prefeitos destacaram que a participação da população é de extrema necessidade. Alertaram que o uso racional da água é necessário somado às medidas de políticas públicas voltadas para a gestão da água. Além de prefeitos, gestores de outros Municípios expuseram suas experiências no congresso.

Ainda representando o Brasil, o prefeito de Cachoeira de Macacu (RJ), Mauro Soares, relatou a experiência do trabalho em conjunto com os prefeitos da região. Ele destacou que a região abastece mais de 4 milhões de pessoas e por isso é importante que a gestão dos recursos hídricos seja realizada em parceria. O prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho, destacou os desafios enfrentados pelos Municípios que sofrem com as enchentes. O gestor contou ainda que as parcerias internacionais foram essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população.


Notícias relacionadas