Home / Comunicação / IBGE: versão atualizada da Base Cartográfica Contínua do Brasil está disponível

Notícias

29/10/2013

Compartilhe esta notícia:

IBGE: versão atualizada da Base Cartográfica Contínua do Brasil está disponível

IBGEO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou a Base Cartográfica Contínua do Brasil na escala de 1:250.000. Isso significa que 1 cm = 2,5 km e portanto, um conjunto de dados com visão de todo o território nacional pode ser acompanhado. Antes a Base era dividida em blocos. A melhoria faz parte do Programa de Atualização Permanente da Base Cartográfica (BC250).

Com a nova base, as informações relativas ao posicionamento, nome geográfico e classificação dos elementos representados podem ser acessadas livremente por qualquer pessoa. O usuário pode também editar os dados de acordo com a necessidade – aproximação do vetor (local) que deseja ver no mapa.

Com o BC250, o IBGE proporciona uma base cartográfica digital, vetorial, estruturada, integrada, contínua e atualizada de todo o território brasileiro. Na versão anterior, só era possível obter informações contínuas dentro de cada bloco, de maneira separada. Para construí-la, houve junção e o refinamento de dados dos 11 blocos que integraram a primeira versão da Base, lançada em agosto de 2012.

A visualização da BC250 é mais detalhada e nela há referência cartográfica para as ações de planejamento, monitoramento e gestão territorial e de atualização das informações dos recursos naturais do País. A Base abrange as categorias de informação: Abastecimento/Saneamento; Energia/Comunicação; Estrutura/Econômica; Hidrografia; Limites; Localidade; Mapa Brasil e Transporte.

Acesse aqui a Base Cartográfica Contínua

Agência CNM, com informações do IBGE

 


Notícias relacionadas