Home / Comunicação / Índice avalia desenvolvimento sustentável de mais de 700 cidades brasileiras

Notícias

17/03/2021

Compartilhe esta notícia:

Índice avalia desenvolvimento sustentável de mais de 700 cidades brasileiras

02032017 ODSCom o objetivo de mapear, monitorar e avaliar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em diversas cidades brasileiras, o Instituto Cidades Sustentáveis vai lançar o Índice de Desenvolvimento Sustentável - Brasil (IDSC-BR). O lançamento acontece na próxima terça-feira, 23 de março, de forma on-line. A iniciativa faz parte de mais uma ação coordenada entre instituições para auxiliar Municípios brasileiros em direção à Agenda 2030 em tempos de pandemia persistente.

Elaborado com base em mais de 80 indicadores, o índice atribui, para cada Município, uma pontuação específica por objetivo e outra, mais abrangente, para o conjunto dos 17 ODS. Com isso, o Instituto Cidades Sustentáveis espera contribuir para um movimento de transformação efetiva nas cidades brasileiras, orientando a ação municipal a partir de referências e metas com base em indicadores de gestão.

Inicialmente serão apresentadas avaliações de 770 Municípios a partir de dados disponíveis nas bases nacionais. Com o comparativo em mãos, as cidades selecionadas também poderão gerar um Relatório Voluntário Local (RVL), instrumento de prestação de contas sobre o progresso da implementação dos ODS em nível nacional e subnacional.

Mandala ODS
Visando auxiliar o gestor municipal e apresentar a realidade do seu Município, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresenta, em conteúdo exclusivo, a Mandala ODS. Através desta ferramenta interativa, o gestor tem um primeiro panorama, por meio de indicadores, do cenário dos ODS no Município. Por meio da ferramenta é possível extrair relatório e visualizar todos os índices calculados dentro de cada eixo, além de verificar quais os ODS envolvidos de cada indicador e as fontes das informações coletadas.

Na plataforma disponibilizada pela entidade, é possível também utilizar o Simulador de Metas, que possibilita aos gestores municipais realizarem vários cenários. Sendo assim, ele pode simular, em números, o quanto ele precisa para alcançar um melhor índice, de forma a alcançar a faixa verde.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas