Home / Comunicação / Inovações voltadas a aspectos de Desenvolvimento Urbano são temas do Bate-Papo

Notícias

17/06/2022

Compartilhe esta notícia:

Inovações voltadas a aspectos de Desenvolvimento Urbano são temas do Bate-Papo

WhatsApp Image 2022 06 17 at 14.27.47Propor soluções que sejam replicáveis e priorize aspectos sociais, ambientais e urbanos, e que tenham interface com empreendedorismo social, focado nas iniciativas urbanas. Com esta temática, o Bate-Papo com a CNM desta sexta-feira, 17 de junho, trouxe representantes da entidade, além de representantes de um governo estadual e do governo municipal.

Com o tema Negócios de Impacto Social e o papel do Município no Desenvolvimento Urbano, o analista técnico em Finanças da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Alex Carneiro, ressaltou que esta é uma temática nova na gestão municipal. “A nossa estrutura ainda tem muito a trabalhar nesta temática. Os desafios estão em legislar e fomentar recursos e atuar junto às necessidades junto aos empreendedores”, lembrou.

Os negócios de impacto social são empresas que atuam exclusivamente com a missão de solucionar problemas sociais, principalmente junto à população de baixa renda. Além disso, as empresas visam o lucro, mas atuando nas situações ante à sociedade para o desenvolvimento das localidades.

A analista técnica em Planejamento Territorial e Habitação da CNM, Karla França, reforça que os desafios estão entre atender a demanda da comunidade ou ter um resultado na comunidade, especialmente naquelas vulneráveis em soluções em inovação. “No campo do desenvolvimento urbano nós temos inúmeros desafios, como a questão do planejamento urbano, moradias, meio ambiente, saneamento. É um campo muito vasto de possibilitar testagem e busca de soluções inovadoras para os problemas. No campo da regulação urbana, os Municípios podem modernizar suas normas para viabilizar ambiente de testagem de soluções inovadoras no espaço público.”, completou Karla.

Boa Prática
O Bate-Papo com a CNM trouxe duas boas práticas implementadas por diferentes Entes: um na gestão estadual, outro na gestão municipal. Cascavel (PR) tem 336 mil habitantes e uma das principais previsões é de policentralidade, que de acordo com o presidente do Instituto de Planejamento e representante da Prefeitura Cascavel, Tales Riedi, nada mais é do que desenvolver a centralidade dos bairros estimulando que se crie um ambiente favorável de negócios na região mais periférica da cidade. “Lá é onde as pessoas mais vulneráveis se encontram e precisam se deslocar por distâncias maiores para ir até o centro buscar comércio e serviços. Por isso, o Município modernizou suas normas urbanas, em especial, o Plano Diretor. Quando desenvolvemos a centralidades nos bairros, fomenta o negócio local, reduz distâncias e desigualdade social, gerando empregos e renda”, complementou.

Ao falar pelas inovações implementadas no Estado de São Paulo, o Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo do estado de São Paulo, Arnaldo da Silva, trouxe o programa IdeiaGov, feito por Decreto. “O programa foi feito no sentido de ser difusor e catalisador dessas iniciativas. Quando falamos em gestão pública de Municípios, isso envolve muito o gerenciamento de dados, então esse assunto de inteligência artificial para um governo mais ágil, econômico e conectado com as necessidades está ligado à inovação de impacto social”, lembrou.

Recentemente, a entidade lançou publicações direcionadas ao tema: dentre elas, destaca-se a publicação Licenciamento de antenas e infraestrutura de suporte para telefonia e internet: Modernização, integração e democratização do ambiente regulatório urbano. A publicação da área de Finanças, que aborda Novos rumos da Administração Tributária Municipal: Inovação e desafios, e da área de Inovação e Municípios Inteligentes a publicação Transformação digital: Estratégia para um Município inteligente, humano e sustentável.


Bate-Papo com a CNM
O Bate-Papo com a CNM acontece toda sexta-feira, às 10 horas. Na próxima semana, a temática está relacionada à Assistência Social. Caso tenha alguma dúvida, ou queira fazer uma pergunta sobre o tema, você pode mandar um vídeo gravado na horizontal com sua pergunta para batepapo@cnm.org.br. Lembrando que sua pergunta pode passar ao vivo na nossa transmissão.

Confira como foi o Bate-Papo com a CNM:


Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas