Home / Comunicação / InovaJuntos: CNM promove evento on-line de boas vindas aos selecionados

Notícias

30/03/2021

Compartilhe esta notícia:

InovaJuntos: CNM promove evento on-line de boas vindas aos selecionados

29032021 ReuniaoInobaJuntosRepresentantes dos Municípios selecionados na primeira fase do Projeto InovaJuntos participaram na manhã desta segunda-feira, 29 de março, de evento de boas vindas. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro aconteceu de forma on-line. Na oportunidade, ainda foram iniciadas formalmente as atividades para o projeto.

O InovaJuntos visa fomentar a inovação nas políticas públicas, por meio da troca de experiências e aprendizados entre os selecionados e partindo das vocações identificadas nos territórios. O Projeto é executado pela CNM e o Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal, com o apoio financeiro da União Europeia. Na oportunidade, serão selecionadas 40 cidades brasileiras, portuguesas e latino-americanas.

Durante a fala, o coordenador da parte portuguesa e representante do CES, Giovanni Allegretti, parabenizou os selecionados e reforçou o desejo de que a pandemia dê espaço para um encontro presencial. “Nós estamos muito emocionados porque na nossa seleção dos parceiros portugueses, temos tido a oportunidade de ver o entusiasmo dos dois lados e pensar na nossa cabeça como a interação nas diferentes entidades”, disse.

Complementando a fala de Allegretti, o integrante da equipe do CES, Nelson Dias, reforçou que este passo é apenas o começo de tudo. “Existe muita expectativa com relação aos Municípios portugueses. Para nós tem sido um enorme privilégio, sei que é o início de uma viagem conjunta que nós vamos fazer”, complementou.

Antes de apresentar os Municípios selecionados nesta primeira etapa, o coordenador do projeto na CNM, Maurício Zanin, lembrou que muito pode ser feito ao somar o conhecimento e a capacitação de todos os envolvidos. “Temos um caminho de três anos de trabalho em conjunto, onde cada localidade vai disponibilizar uma pessoa no seu Município para nos ajudar a destacar o que é prioritário. Nós queremos colocar o seu Município no mapa do mundo”, enalteceu.

Selecionados
Os selecionados foram divididos em clusters temáticos, escolhidos pelos próprios gestores no ato da inscrição no projeto. A cooperação triangular será desenvolvida em quatro clusters ou grupos temáticos: Desenvolvimento Econômico e Inovação; Desenvolvimento Territorial e Consórcios; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas; e Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social.

No cluster Desenvolvimento Econômico e Inovação foi selecionado o Município de Santarém (PA), representado na reunião pelo prefeito Nélio Aguiar. O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itajaí/Região Sul, foi selecionado para integrar o cluster Desenvolvimento Territorial e Consórcios, que teve como representante o diretor executivo Cleones Hostins.

Finalizando as seleções, no cluster Cidades Verdes e Mudanças Climáticas, a localidade selecionada foi o Município de Feliz Deserto (AL), representada pela prefeita Rosiana Beltrão. Para o último cluster Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social, o selecionado foi o Município de Goiás (GO), que foi representado pelo prefeito Anderson Gouvea.

Menção Honrosa
Além dos selecionados para integrar os clusters, a CNM parabenizou os Municípios que receberam menção honrosa. Estes, vão atuar como parceiros do Projeto Inovajuntos, além de receberem total apoio da CNM, especialmente do corpo técnico.

A série de reuniões se estende ao longo da semana. Nos próximos dias, serão promovidas rodas de bate-papo com os selecionados dos quatro clusters temáticos, além dos Municípios e Consórcios públicos que receberam Menção Honrosa.

Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas