Home / Comunicação / InovaJuntos dá início às atividades no Algarve com representantes do Grupo 3

Notícias

24/11/2022

Compartilhe esta notícia:

InovaJuntos dá início às atividades no Algarve com representantes do Grupo 3

WhatsApp Image 2022 11 22 at 11.00.09As atividades do projeto InovaJuntos estão a todo vapor e as visitas dos grupos seguiram para atividades temáticas em cidades participantes dos clusters. No segundo dia de atividades da 2ª Missão Técnica do InovaJuntos o Grupo 3 partiu para o Algarve, onde visitarão as cidades de Olhão e Faro, região de origem de dois participantes portugueses, o Município de Olhão e a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

Durante o primeiro dia de visitas os Municípios brasileiros integrantes do cluster conheceram o modelo de cogestão do Parque da Ria Formosa onde foram recebidos pelo diretor regional do Instituto da Conservação da Natura e Florestas Castelão Rodrigues. Anfitriões municipais locais (representantes dos Municípios e organização que estão no cluster e que acompanham a missão): vereadora de Olhão, Elsa Parreira, e o chefe da equipe Multidisciplinar, Sérgio Viegas Inácio, fizeram uma apresentação e explicaram como funciona o projeto detalhando como ele funciona.

“É um modelo que visa imprimir uma dinâmica de gestão de proximidade, em que diferentes entidades colocam ao serviço da área protegida o que de melhor têm para oferecer no quadro das suas competências e atribuições, pondo em prática uma gestão participativa, colaborativa e articulada em cada área”, explicaram.

Em seguida foram recepcionados pelo presidente (equivalente a prefeito no Brasil) do Município de Olhão e também presidente da AMAL, António Miguel Pina, pelo presidente da Assembleia Municipal da AMAL, José Águas da Cruz, e pelo coordenador da Oficina Nelson Dias. Os prefeitos brasileiros presentes na delegação também expuseram sobre suas realidades locais, bem como desafios e similaridades entre ambos os países.

O grupo de prefeitos brasileiros é formado pelos gestores de Andradas (MG), Margot Pioli; de Feliz Deserto (AL), Rosiana Beltrão; de Belém (PA), Edmilson Rodrigues; de Capitólio (MG), Christiano Geraldo da Silva. Em suas falas, os gestores falaram sobre os desafios de se promover um turismo sustentável que seja aliado do meio ambiente e cause menos impactos, em especial com questões relacionadas ao saneamento básico. Além disso, o prefeito de Belém falou sobre os desafios de ser uma grande cidade no meio da Amazônia.

Além desses prefeitos, também estão presentes representantes de: Águas da Prata (SP) e Barcarena (PA). Uma característica comum em todos os clusters é a promoção do desenvolvimento do Turismo aliado ao Meio Ambiente, em especial um Turismo de aventura e experiência.

No fim da programação, os Municípios portugueses ofereceram um jantar produzido por alunos da escola técnica de ensino médio dos cursos de Restaurante/bar e cozinha/pastelaria. Além de apresentações culturais de fado e rancho folclórico de Moncarapacho uma freguesia (bairro) do conselho de Olhão e, portanto, uma dança tradicional e típica local.

O Projeto InovaJuntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade é uma metodologia de inovação que visa encontrar soluções para problemas reais encontrados na administração pública. O Projeto é executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, e cofinanciado pela União Europeia.

 

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas