Home / Comunicação / InovaJuntos: encontro virtual sobre ferramenta tecnológica para resolver problemas locais será às 15h

Notícias

28/04/2021

Compartilhe esta notícia:

InovaJuntos: encontro virtual sobre ferramenta tecnológica para resolver problemas locais será às 15h

01032021 inovajuntosO Projeto InovaJuntos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove uma série de encontros abertos virtuais, a partir desta quarta-feira, 28 de abril, para troca de experiências entre gestores municipais e de consórcios públicos. O primeiro intercâmbio de conhecimento começa às 15h e destacará a ferramenta tecnológica de Itajaí (SC), que viabiliza respostas a problemas locais.

A experiência exitosa será compartilhada pelo secretário de Tecnologia do Município, Murilo Sodré de Souza. Ele abordará os desafios e os resultados de ferramentas implementadas para garantir a gestão epidemiológica no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Por meio de aplicativo, o Município faz o controle da dengue.

O cidadão faz o download do App, ativar a geolocalização do aparelho celular, para denunciar focos de proliferação do inseto, que se desenvolve em água parada. A notificação feita pelo morador é enviada a Secretaria Municipal de Saúde na Vigilância Epidemiológica, que aciona os agentes de endemias para acompanhar a evolução do número de casos na região. Por meio de QR Code, é possível acompanhar o andamento da denúncia e o status das visitas.

Para conferir a iniciativa e inspirar-se a promover soluções a partir de adaptações às realidades locais, os municipalistas das demais iniciativas inscritas no projeto, mesmo que não tenham sido selecionados ou recebido menção honrosa, podem participar do encontro virtual. Itajaí participa do InovaJuntos com menção honrosa e faz parte do Cluster Temático 01 - Desenvolvimento Econômico e Inovação. Além do aplicativo, outras ferramentas da gestão local devem ser apresentadas durante a série de encontros virtuais.

Dentre elas, o software livre de gestão escolar que foi integralmente desenvolvido pelo Município – Erúdio; o sistema DataPemi utilizado para gerenciar as ferramentas integradas, como a gestão de projetos, banco de projetos e coleta de indicadores; e o App Conecta.í que aproxima os serviços públicos municipais ao cidadão e foi desenvolvido pela Fábrica de Software e mantido pela Secretaria Municipal de Tecnologia. Esse aplicativo permite desde a solicitar reparos em obras públicas até o monitoramento de casos de Covid-19, a partir dos sintomas iniciais.

Participe!
A apresentação será hoje, a partir das 15 horas, pela plataforma de reuniões Zoom, e os interessados com entrar na sala virtual por meio da chave de acesso: https://zoom.us/j/99647396871. Em caso de dúvidas, a equipe do Projeto InovaJuntos estará disponível, e o contato deve ser feito pelo e-mail inovajuntos.br@cnm.org ou pelos telefones (61) 2101-6630 ou (61) 2101-6064.

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas