Home / Comunicação / InovaJuntos finaliza atividades de diagnóstico vocacional de Consórcio em Santa Catarina

Notícias

09/05/2022

Compartilhe esta notícia:

InovaJuntos finaliza atividades de diagnóstico vocacional de Consórcio em Santa Catarina

IMG 20220506 WA0100A equipe técnica do InovaJuntos finalizou na última sexta-feira, 6 de maio, as visitas técnicas ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), selecionado na primeira fase do Projeto. As atividades têm como objetivo entrevistar representantes e instituições a fim de colher informações para integrar o diagnóstico vocacional participativo do consórcio, que é uma entrega do Projeto aos Municípios e consórcios participantes.

O projeto é implementado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, e conta com o financiamento da União Europeia. A proposta é promover inovação nas políticas públicas municipais. Saiba mais informações no site oficial do projeto.

O trabalho com a equipe do Consórcio foi feito durante uma semana, quando a equipe do projeto realizou atividades com os diversos setores. Além das entrevistas, a equipe do Consórcio apresentou as equipes e ações desenvolvidas pelo consórcio junto à Diretora Executiva, Vanessa Schmitt. Além disso, promoveu atividades internas e a realização de uma roda de conversa com a equipe do consórcio sobre compras públicas.

Por fim, a equipe do Projeto, juntamente com a equipe do Consórcio, visitaram a prefeitura de Pomerode (SC), um dos Municípios consorciados. Na oportunidade, o prefeito e presidente em exercício do Consórcio, Ércio Kriek, falou sobre o Município, os projetos de futuro associados ao turismo, as propostas de ampliação da educação bilíngue com ensino de alemão nas escolas públicas e as perspectivas de avanço no caminho da construção de uma cidade digital.

Também foi realizada uma roda de conversa na Secretaria Municipal de Saúde de Pomerode,  que contou com a participação da Secretária de Saúde do Município, Lígia Hoepfner, e outros representantes da secretaria. Na ocasião, fizeram a descrição das atividades locais e relataram os desafios e potencialidades enfrentados na área da saúde, além de apresentar os benefícios do consorciamento para a melhoria na entrega de produtos e serviços públicos à população local.

O Município de São Bento do Sul (SC), um dos selecionados do projeto InovaJuntos, também recebeu a visita da equipe, quando estiveram reunidos com o prefeito Antonio Tomazini  e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andrea Tamanine. Durante a conversa, a equipe do projeto pode falar sobre as ações da CNM e do Projeto InovaJuntos.

Após o encontro no gabinete do prefeito, a equipe seguiu até a Usina de Processamento de Resíduos (UPR), do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto. A visita teve como objetivo conhecer a experiência inovadora do Município, que processa os resíduos que seriam enterrados e os transformam em biogás, adubo orgânico, material para a compostagem. Posteriormente, os separam dos que não foram identificados nos ciclos de selecionados para reciclagem de vidros, plásticos, alumínios, papelões, metais e resíduos plásticos ainda misturados com os orgânicos. Esses materiais são transformados em um compósito de paver e injetado em uma máquina para produção de  canos, tijolos e bordas de calçadas.

Já o último dia de entrevistas foi finalizado na Secretaria Municipal de Saúde de Brusque (SC), ocasião em que a equipe também aplicou a metodologia das entrevistas com o objetivo de conhecer os potenciais e os desafios relatados pelos técnicos.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas