Home / Comunicação / InovaJuntos: participantes debatem propostas transversais que serão abordadas em trocas de experiências com Municípios

Notícias

24/05/2022

Compartilhe esta notícia:

InovaJuntos: participantes debatem propostas transversais que serão abordadas em trocas de experiências com Municípios

52096066621 725e0b6ac5 bDepois de apresentarem propostas para temas que devem ser trabalhados conjuntamente e conforme a realidade dos Municípios selecionados como sede da Missão Técnica InovaJuntos Portugal - Brasil, representantes de Entes locais dos dois países que participam do encontro promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em Brasília debateram temas transversais em eixos de áreas essenciais da administração municipal. A retomada da programação do evento ocorreu no início da tarde desta terça-feira, 24 de maio, e os pontos discutidos nos painéis serão pautados durante a troca de experiências com colaboradores de prefeituras brasileiras.

Os pontos comuns discutidos pelos clusters (grupos de trabalho compostos pelos representantes municipais dos dois países e participantes do evento) foram direcionados em seis eixos: boa governança, equidade de gênero, adoção da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), participação cidadã, sustentabilidade ambiental e diálogo com crianças e jovens. Os quatro clusters compartilharam suas respectivas contribuições que foram reunidas em tópicos convergentes dos temas transversais.

A comitiva de representantes de Municípios portugueses e brasileiros irão reunir as informações e interagir com as experiências de outros colaboradores de prefeituras de Feliz Deserto, em Alagoas; Santarém, no Pará; Blumenau, em Santa Catarina; e da cidade de Goiás. Os quatro Municípios foram selecionados como sede da Missão Técnica InovaJuntos Portugal - Brasil. O encontro está previsto para esta semana e contará com o apoio de colaboradores da Confederação.

Resultados
Após as reuniões, os quatro clusters reuniram as sugestões de seus membros e apresentaram as propostas conjuntamente. Confira as principais:

Ampliar o diálogo com crianças e jovens;

Inclusão de mais mulheres na política e no serviço público;

Criação de um plano municipal de igualdade de gênero;

Espaços em plataformas de apoio à inclusão;

Melhoria de diagnósticos na avaliação das metas na saúde;

Concurso para projetos ambientais;

Melhoria da atenção às famílias de baixa renda;

Projeto de marketing para tornar o Município mais atraente;

Aprimoramento de leis que promovam mais transparência e acesso à informação;

Fortalecimento dos Conselhos municipais (Idosos, Juventude,Social e de Direito) ;

Aperfeiçoar a seleção de servidores com base em critérios técnicos;

Eficiência da Comunicação Interna do Município;

Resolver problemas de acessibilidade;

Incentivar o empreendedorismo da mulher;

Sustentabilidade das políticas públicas;

Estimular o orçamento participativo.

Ainda está prevista na programação da Missão Técnica InovaJuntos um encontro com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Por: Allan Oliveira


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas