Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / InovaJuntos promove novas sessões de cooperação entre Municípios brasileiros e portugueses; confira

Notícias

29/10/2021

Compartilhe esta notícia:

InovaJuntos promove novas sessões de cooperação entre Municípios brasileiros e portugueses; confira

01032021 inovajuntosRepresentantes do Município português de Valongo e de Juazeiro do Norte (CE) realizaram uma sessão de cooperação nesta quinta-feira, 28 de outubro. O Ente português apresentou suas ações práticas sobre os orçamentos participativos, denominado Orçamento Participativo Jovem e o Orçamento Participativo Eu Conto!, enquanto o brasileiro abordou as características locais e iniciativas desenvolvidas em relação à ciência, tecnologia e inovação. A interação faz parte do Projeto InovaJuntos da Confederação Nacional de Municípios.

Realizadas semanalmente, as sessões permitem espaço de troca de informações e o diálogo aberto entre os participantes. As ações de cooperação continuam ao longo dos próximos meses como maneira de fomentar a interação contínua entre os representantes municipais dos dois países. Desde o início deste mês, o Projeto InovaJuntos, por meio da CNM, tem realizado novas séries de interação entre os Municípios brasileiros e portugueses, chamadas de Sessões de Cooperação.

São reuniões realizadas entre os representantes das entidades portuguesas selecionadas e os técnicos e/ou gestores dos Municípios brasileiros participantes do Projeto. Elas ocorrem de modo virtual, às terças e quintas-feiras, das 10h30 às 12h. O objetivo é a troca de experiências e boas práticas entre os Municípios e/ou consórcios do Projeto, da cooperação entre Portugal e Brasil.

Outras interações
As primeiras sessões ocorreram nos dias 6 e 7 de outubro, com participação do Baldio de Ameixieira (Portugal). Na ocasião, foi apresentada a boa prática de gestão ambiental comunitária de um território em comum. O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI - Brasil) também participou para mostrar como funciona o seu processo de compras públicas. Sequencialmente, no dia 7, o Município de Lisboa (Portugal) listou boas práticas em relação aos compromissos para o ambiente, clima e energia e seu orçamento participativo. Já o Município de Tarumã enfatizou o projeto de energia solar.

Por sua vez, no dia 26 de outubro, houve a participação de representantes do Município de Goiás (GO), que explicaram as ações de proteção a mulheres em situação de vulnerabilidade e de enriquecimento da cultura local. Além dele, também houve a apresentação do Município de Guimarães (Portugal). Nessa apresentação, o destaque foi compartilhamento do Programa de Aceleração de Ideias de Negócio e Incubadora Industrial (SET.UP - In(dustry)) e do Laboratório de Inovação e Interpretação Urbana (LIIU).

Projeto InovaJuntos
O projeto é implementado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal, com o financiamento da União Europeia. A proposta é promover inovação nas políticas públicas municipais. Para saber mais sobre o InovaJuntos, acesse inovaJuntos.cnm.org.br


Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas