Home / Comunicação / InovaJuntos: segundo encontro virtual sobre resíduos sólidos

Notícias

10/05/2021

Compartilhe esta notícia:

InovaJuntos: segundo encontro virtual sobre resíduos sólidos

07052021 inovajuntosNa última quarta-feira, 5 de maio, o Projeto InovaJuntos realizou mais um Encontro Virtual Aberto (EAV), com o objetivo de trocar experiências e iniciativas exitosas entre os Municípios para incentivar e fomentar iniciativas inovadoras na gestão pública. Desta vez, os representantes do Município de São Bento do Sul (SC) e o de Tarumã (SP) apresentaram suas iniciativas voltadas à gestão de resíduos sólidos.

O encontro iniciou com a experiência de São Bento do Sul - um Município de 83 mil habitantes - que gera, por dia, uma média de até 530 gramas de lixo por habitante, somando aproximadamente 1,2 mil toneladas, por mês. O Município desenvolveu um projeto chamado Usina Lixo Zero: uma Usina de Processamento de Resíduos (UPR), após ter identificado que possui um aterro sanitário próprio com vida útil esgotada.

Salientamos que, apesar de inovadora, a usina ainda não teve a operação iniciada e que o representante do município se colocou à disposição de outros gestores para visitar a unidade a fim de melhor compreender a aplicação desta tecnologia, antes de implementá-la em seus Municípios.

O encontro também contou com a apresentação do prefeito, Oscar Gozzi, sobre a experiência de Tarumã em relação à destinação dos resíduos sólidos orgânicos. Tarumã possui 15 mil habitantes e também duas grandes usinas geradoras de resíduos sólidos orgânicos derivados do processamento da cana, açúcar e álcool. Somado a isso, o Município também lida com os resíduos de poda de árvores e os resíduos sólidos urbanos. Todo esse material orgânico é convertido em biofertilizantes para as lavouras locais.

A partir dessas ações, o Município e o setor privado pretendem criar uma metodologia que possa se converter em uma iniciativa exitosa na produção de biofertilizantes. Junto ao InovaJuntos, Tarumã também já vem buscando soluções para avançar nos caminhos para a transformação desses resíduos sólidos. O prefeito apresentou também a iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) que tem estudando a destinação dos resíduos sólidos e a sua transformação em energia elétrica.

Tecnologias
Ressalta-se a importância do surgimento de novas tecnologias para tratamento de resíduos, visando a minimização da destinação de resíduos em aterros sanitários, ou ainda a disposição exclusiva de rejeitos conforme preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010. A CNM defende a inovação e a importação de tecnologias, sempre observando a legislação ambiental e de resíduos vigente no país, bem como adaptação às características dos resíduos e respeitando o devido processo de licenciamento ambiental.

Participe
A gravação do encontro pode ser acessada aqui. Na próxima semana, o Encontro Virtual contará a experiência do Consórcio Intermunicipal de Quiriri, que agrega o município de São Bento do Sul, e é uma das experiências exitosas já reconhecidos pelo Prêmio UniverCidades e faz parte da playlist do InovaJuntos.

Os encontros são realizados por meio da plataforma Zoom, pelo link disponível aqui. Não há limite de participação.

A equipe do Projeto está disponível para esclarecimentos de dúvidas pelo e-mail: inovajuntos.br@cnm.org ou pelos ramais (61) 2101-6630 ou (61) 2101-6064.


Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas