Home / Comunicação / InovaJuntos: selecionados apresentam suas experiências em reunião virtual

Notícias

09/06/2021

Compartilhe esta notícia:

InovaJuntos: selecionados apresentam suas experiências em reunião virtual

mosaicoRepresentantes portugueses e brasileiros de Municípios e consórcios integrantes do InovaJuntos estiveram reunidos durante videoconferência destinada à apresentação das equipes e à identificação de temas de interesse dos participantes. O integrante do Conselho Fiscal da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Eduardo Tabosa, e o coordenador do projeto, Maurício Zanin, representaram a entidade na reunião virtual.

Tabosa deu boas-vindas aos participantes e Zanin explicou o Projeto InovaJuntos e detalhou as ações da equipe de trabalho da CNM. Os 36 participantes (24 brasileiros e 12 portugueses) se apresentaram e compartilharam histórias de seus territórios e as práticas implementadas. Representantes dos Municípios e consórcios selecionados no Brasil: Santarém (PA), Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), Feliz Deserto (AL) e Goiás (GO) trouxeram contribuições.

Em sua participação, o prefeito de Santarém (PA) e primeiro tesoureiro da CNM, Nélio Aguiar, reforçou o interesse na cooperação e nas expectativas dos resultados que o InovaJuntos pode proporcionar ao seu Município, que tem pouco mais de 300 mil habitantes e foi selecionado para o cluster 1. Já o prefeito de Pomerode (SC) e presidente do Cisamvi, Ércio Kriek apresentou a experiência bem-sucedida na cooperação intermunicipal na região catarinense, principalmente durante a pandemia da Covid-19 e compartilhou o entusiasmo em fazer parte da cooperação. O consórcio foi selecionado para o cluster 2.

Outras participações
Representando o Município de Feliz Deserto (AL) que foi selecionado para o Cluster 3, a secretária de educação, Alexline Lessa, enfatizou o potencial do seu território para o desenvolvimento sustentável, mencionou as riquezas naturais e a busca, por meio do InovaJuntos, de ações e práticas que explorem as características municipais de maneira sócio e ambientalmente responsáveis.

Já a Secretária Municipal das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Município de Goiás (GO), Iolanda Divina de Aquino Leite, abordou as articulações e trocas de experiências durante as interações semanais com os Municípios brasileiros participantes. Ressaltou também o reconhecimento de Goiás como Patrimônio Mundial pela Unesco, além das boas práticas voltadas ao combate à desigualdade de gênero. A cidade goiana foi a selecionada para o Cluster 4.

Além disso, os Municípios com menção honrosa tiveram oportunidade de compartilhar suas experiências e interesses. Nessa parte da reunião, foram representadas as cidades Juazeiro do Norte (CE), Aiuaba (CE) e Crato (CE), Marcionílio Souza (BA), Tarumã (SP), Viana (ES); Rio Verde (GO), São Bento do Sul (SC), Itajaí (SC), Cascavel (PR), Itabirito (MG) e Taquaritinga do Norte (PE), além do Consórcio Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) e Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA).

Representantes portugueses
Os parceiros portugueses do projeto foram representados pelos integrantes Giovanni Allegretti e Nelson Dias e sua equipe de apoio. Eles compartilharam suas ações e projetos que serão intercambiados com os selecionados brasileiros. Além deles, os gestores das cidades portuguesas de Oeiras, Valongo, Olhão, Guimarães, Coimbra, Cascais, Maia, Lagos, Lisboa , os baldios Ameixieira e Estrelas Sul e a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) informaram suas experiências na implementação de parques tecnológicos, incubadoras, orçamento participativo, gestão sustentável dos territórios e implementação de políticas participativas.

Um dos destaques do encontro foi a utilização da plataforma Slido, que permite a interação virtual entre os participantes, por meio de perguntas sobre o perfil das equipes e em relação à condução da cooperação.

Agendas bilaterais
A CNM tem realizado reuniões semanais com os participantes brasileiros nos 4 clusters temáticos e bilaterais com todos os interessados (os quatro selecionados e os com menção honrosa). Os resultados das interações estão sendo compartilhados na página do Projeto e os vídeos das experiências podem ser acessados nas páginas de cada participante. Mais informações no site do InovaJuntos.  

InovaJuntos

Em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal e o financiamento da União Europeia, a CNM está implementando o Projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento urbano, por meio do fomento da inovação nas políticas públicas municipais e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU).

A segunda fase do projeto terá início no segundo semestre de 2021. Serão selecionados mais oito Municípios e/ou consórcios públicos brasileiros e outros oito Municípios latino-americanos. Fique atento às redes sociais da CNM e à página do Projeto para mais informações.


Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas