Home / Comunicação / InovaJuntos trata desafios do saneamento em reunião com Municípios e representantes da Embaixada da Suécia

Notícias

05/05/2021

Compartilhe esta notícia:

InovaJuntos trata desafios do saneamento em reunião com Municípios e representantes da Embaixada da Suécia

01032021 inovajuntosA equipe do Projeto InovaJuntos e da área de Saneamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participaram de reunião com representantes da Embaixada da Suécia e dos Municípios de São Bento do Sul (SC), Tarumã (SP), Marcionílio Souza (BA), Crato (CE) e do Consórcio Intermunicipal da Serra Gaúcha (CISGA) para tratar o saneamento básico e a destinação de resíduos.

O encontro teve o objetivo de identificar potenciais cooperações para as problemáticas enfrentadas pelos Municípios participantes do Projeto. As questões são identificadas durante série de reuniões bilaterais, nas quais os Municípios e consórcios selecionados e os com menção honrosa apresentam os principais problemas enfrentados e buscam, em conjunto com a equipe, soluções para eles.

Durante a reunião, os Municípios de Tarumã/SP e o Consórcio CISGA apresentaram desafios na questão da destinação de resíduos. Por outro lado, São Bento do Sul abordou a boa prática na utilização de resíduos sólidos para criar produtos que poderão ser reinvestidos em obras do Município. A medida será exposta no Encontro Virtual Aberto do InovaJuntos realizado nesta quarta-feira, 5 de maio.

Por sua vez, o primeiro secretário da Embaixada da Suécia no Brasil, Nils Hedberg Grimlund, e o oficial de Promoção Comercial, Leandro de Melo Rocha, apresentaram o programa Cidades Verdes - Green Cities of Brazil - e exploraram as possibilidades de cooperação com os Municípios. Como encaminhamento da reunião, ficou definido que os representantes do InovaJuntos e da Embaixada irão avançar na realização de uma série de webinários e trocar experiências e promoção da inovação nos Municípios brasileiros.

Serão criados grupos de trabalho sobre os temas relacionados à destinação e manejo de resíduos e energias sustentáveis para identificar tecnologias nacionais e suecas que sejam viáveis de implementação. A cooperação com a Embaixada da Suécia é fruto de conversas anteriores com as áreas Internacional, de Meio Ambiente e de Saneamento Básico da CNM sobre projetos em andamento voltados aos Municípios.

Saiba mais
A CNM, em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal e com o financiamento da União Europeia, implementaram o Projeto InovaJuntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade. A iniciativa pretende fortalecer o desenvolvimento urbano por meio do fomento da inovação nas políticas públicas municipais e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU). Acesse mais informações no site: www.inovajuntos.cnm.org.br.


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas