Home / Comunicação / Inscrição para estágio internacional de bibliotecários públicos vai até 10 de agosto

Notícias

11/07/2018

Compartilhe esta notícia:

Inscrição para estágio internacional de bibliotecários públicos vai até 10 de agosto

IberbibliotecasInteressados em programa de estágios internacionais dirigido a bibliotecários de bibliotecas públicas, comunitárias e populares dos países e cidades membros podem promover inscrição até dia 10 de agosto. Lançado pela Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), dirigido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) e coordenado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc) o programa busca contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos suficientes e altamente qualificados para assumir os desafios existentes.

Essa é a terceira convocatória de estágios internacionais, que, dessa vez, selecionará 20 bibliotecários dos países e cidades membros do Programa Iberbibliotecas: do Brasil, do Chile, da Colômbia, da Costa Rica, da Espanha, do México, do Paraguai, do Peru, de Buenos Aires (Argentina) e de Medellín (Colômbia). Serão selecionados dois bibliotecários por membro. O estágio deste ano prevê focar em ações desenvolvidas nas bibliotecas públicas para mitigar a brecha digital, preservar a memória sociocultural e promover a alfabetização dos cidadãos em qualquer suporte e formato.

A iniciativa ocorrerá em Madri, na Espanha, entre os dias 20 e 26 de novembro de 2018, tendo como objetivo compartilhar as diferentes práticas alfabetizadoras que são desenvolvidas em bibliotecas, nessa época de transição tecnológica, na qual a preservação da memória cultural e o desenvolvimento de habilidades para a aprendizagem adquirem cada vez maior importância. Será fornecido aos selecionados hospedagem, alimentação, transporte aéreo e de translado, seguro viagem e o valor referente às taxas de saída do seu país e do visto de ingresso no país de destino.

Fundação Palmares/DivulgaçãoCritérios

Dentre os requisitos mínimos estão: ter, no mínimo, dois anos de experiência profissional em bibliotecas públicas – exceto escolares - ou comunitárias; estar, atualmente, vinculado a uma biblioteca pública, comunitária ou popular; estar trabalhando em programas de alfabetização digital, alfabetização leitura/escrita; e ter experiência em programas de conservação e difusão da memória sociocultural. Os bibliotecários devem demonstrar que estão trabalhando ou planejam trabalhar, nas suas respectivas bibliotecas, em projetos similares ao tema dessa convocatória.

Por reconhecer a importância do estímulo à qualificação voltado ao fomento à leitura, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga a oportunidade e reforça: os bibliotecários interessados devem se inscrever até o dia 10 de agosto pelo e-mail iberbibliotecas@cerlalc.org. A entidade recomenda ainda, no âmbito da gestão pública municipal de cultura, que os gestores locais incentivem os bibliotecários que atuam nas respectivas bibliotecas municipais a participarem do estágio.

Acesse a convocatória, mais informações pelo site ou pelo e-mail cultura@cnm.org.br

Com informações da Iberbibliotecas


Notícias relacionadas