Home / Comunicação / Instituto Alziras divulga nesta terça resultado da pesquisa “Perfil das prefeitas”

Notícias

12/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Instituto Alziras divulga nesta terça resultado da pesquisa “Perfil das prefeitas”

Instituto AlzirasO Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Rio de Janeiro, receberá, nesta terça-feira, 13 de novembro, pesquisadoras e lideranças políticas femininas de todo o país para lançamento de um estudo inédito. Intitulada “Perfil das Prefeitas no Brasil”, a pesquisa, realizada pelo Instituto Alziras, tem como objetivo não só revelar quem são as mulheres que governam as 649 prefeituras, como também compreender suas experiências e contribuir para o aumento da participação na política.

Além da Confederação Nacional de Municípios (CNM), colaboraram com as entrevistas e coleta de dados a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM). O Instituto Clima e Sociedade (iCS) e a MRS Logística financiaram o levantamento. Para o lançamento no Crab, foram convidadas as orientadoras Flavia Biroli e Wania Santanna e representantes das organizações parceiras CNM, FNP e ABM.

A prefeita de Monteiro Lobato (SP) e integrante do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Daniela Brito, estará na mesa de debates representando a CNM ao lado de prefeitas, deputadas eleitas e vereadoras. A roda de conversa pretende abordar as perspectivas e os desafios para as eleições municipais de 2020.

Resultados
O estudo do perfil das mulheres que governam 11,5% dos Municípios brasileiros foi realizado entre maio e julho deste ano pelas fundadoras do Instituto Alziras e quatro pesquisadoras com experiências profissionais complementares em gestão pública. Ao entrevistarem 45% das 649 prefeitas eleitas em 2016, ficou evidenciado que as mulheres que estão à frente das prefeituras acumulam experiência na política, têm mais anos de estudo do que os homens e superam enormes desafios em Municípios pequenos e sem recursos.

Outra conclusão do levantamento é que as prefeitas abrem espaço para a entrada de outras mulheres na política: 55% das entrevistadas possuem um secretariado composto por pelo menos 40% de mulheres e, ao serem perguntadas sobre uma fonte de inspiração, 53% citaram mulheres que têm ou tiveram uma carreira política.

No dia 21 de novembro, o MMM irá realizar a última reunião do ano, na sede da CNM. O encontro, que irá ocorrer logo após a Mobilização Municipalista – marcada para 19 e 20 de novembro –, também contará com o lançamento da pesquisa “Perfil das Prefeitas no Brasil” às gestoras locais.

Lançamento da pesquisa e debate Perspectivas e desafios para as mulheres nas eleições municipais de 2020:
Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) - Praça Tiradentes, 69-71
Horário: 10 horas

Por: Amanda Maia
Foto: Instituto Alziras
Da Agência CNM de Notícias com informações do Instituto Alziras


Notícias relacionadas