Home / Comunicação / Instituto Alziras e ONU Mulheres participam da última reunião do MMM de 2018

Notícias

22/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Instituto Alziras e ONU Mulheres participam da última reunião do MMM de 2018

AG cnmA última reunião do ano do Grupo de Trabalho Ampliado do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) contou com a participação especial da ONU Mulheres e do Instituto Alziras, que fizeram apresentações inspiradoras. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 21 de novembro, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Participaram as prefeitas Janailza Leite, do Município de São Félix do Araguaia (MT); Lucineidi Parizi, de Arapoema (TO); Iracy Baltar, de Montanha (ES); e a secretaria de políticas públicas para a mulher de Caxias (MA), Taniery Cantalice. A prefeita de Alagoinha (PB), Maria Rodrigues de Almeida Farias, aproveitou a primeira visita a sede da Confederação para conhecer o MMM e participar da reunião.

Representantes da ONU Mulheres e do Instituto Alziras apresentaram suas ações e provocaram um debate sobre igualdade de gênero, o perfil, os desafios e as perspectivas para as gestoras municipais. A gerente de programas da ONU Ana Carolina Querino tratou da iniciativa "Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero", que visa a territorializar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), trabalhando a transversalidade do tema de gênero na agenda. Sua fala chamou atenção das gestoras para a importância de se trabalhar a perspectiva da mulher no desenvolvimento de políticas públicas.

Ag CNMEstiveram presentes também Cíntia Melchior e Clara de Sá, duas das fundadoras do Instituto Alziras. Elas apresentaram alguns dados da pesquisa recentemente lançada e desenvolvida com o apoio da CNM: "Perfil das Prefeitas Eleitas 2017 - 2020".

Marcha
As fundadoras do MMM Tânia Ziulkoski e Dalva Christofoletti anunciaram as atividades previstas para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios com o tema mulheres. Elas convocaram todas as municipalistas a prestigiarem as instalações do museu que terá como tema "90 anos das mulheres à frente da gestão municipal".

A data foi comemorada neste ano, de 2018, quando se completaram nove décadas da eleição de Alzira Soriano como primeira mulher prefeita no Brasil. Entre as novidades, foi anunciado também o lançamento do site do MMM, que será um espaço para compartilhamento de informações entre as mulheres que compõem a esfera municipal.

Da Agência CNM de Notícias

Leia mais

Prefeitas têm experiência política e formação superior, mas enfrentam dificuldades na gestão


Notícias relacionadas