Home / Comunicação / Instrução normativa traz novas regras para realização de torneios leiteiros

Notícias

29/04/2019

Compartilhe esta notícia:

Instrução normativa traz novas regras para realização de torneios leiteiros

Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ArquivoEstabelecer as boas práticas para a realização de torneios leiteiros para fins de uso racional da fauna é o que propõe a Instrução Normativa 6/2019 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores e os organizadores de torneio para a normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, 29 de abril.

De acordo com a área de Agricultura da CNM, as festas ou exposições agropecuárias são importantes representações da cultura local, que movimentam a população e a econômico nos Municípios. “Esses eventos são repletos de atrações para os moradores da cidade quando os produtores participam de competições para apresentar os melhores animais por características físicas ou produtivas”, explica o técnico de Desenvolvimento Rural, Osni Morinishi Rocha.

Segundo explica Rocha, a produtividade das vacas leiteiras é avaliada por meio dos torneios leiteiros que agora passam a contar com um normativo federal para sua realização. De acordo com a IN, o torneio deve ter um veterinário como responsável técnico, plano de destinação do leite resultante do torneio e autorização do órgão oficial de defesa agropecuária.

A norma define ainda que o local onde será realizado o torneio deve promover o bem-estar dos animais contando com piso que minimize lesões nos cascos, escorregões e quedas, acesso fácil a bebedouros e comedouros e ambiente que minimize o estresse térmico.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas