Home / Comunicação / Internet: Star One obtém direito de exploração de satélite

Notícias

29/09/2003

Compartilhe esta notícia:

Internet: Star One obtém direito de exploração de satélite

Kalinka Iaquinto
Agência CNM
(com informações da Anatel)

A Star One S.A., parceira da CNM na implantação da internet via satélite em centenas de municípios brasileiros, obteve junto ao Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o direito de Exploração de Satélite Brasileiro para Transporte de Sinais de Telecomunicações. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira, dia 24.

O prazo do direito de exploração é de 15 anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. O início de operação comercial do satélite deverá acontecer em até cinco anos, contados a partir da publicação no DOU do extrato do Termo de Direito de Exploração.

Há três anos a CNM vem oferecendo às prefeituras o acesso à internet via satélite. O foco vem sendo as cidades com população entre 10 e 20 mil habitantes, cerca de 72% dos municípios brasileiros. O serviço permite o acesso a uma velocidade vinte vezes superior a obtida pela conexão via linha telefônica. Além disso, o serviço via satélite também proporciona acesso dedicado à internet.

Conheça um pouco mais sobre esse serviço prestado pela CNM.


Notícias relacionadas