Home / Comunicação / Juventude, inovação e esporte pautam arena na XXI Marcha

Notícias

09/04/2019

Compartilhe esta notícia:

Juventude, inovação e esporte pautam arena na XXI Marcha

2019 EncontroJovemMunicipalistaCom o objetivo de debater as políticas públicas de juventude e de esporte e a importância de o jovem ocupar os espaços de poder nos Municípios, nos Estados e na União, ocorreu na tarde de terça-feira, 9 de abril – durante a programação paralela da XXII Marcha – a arena temática Juventude e Esporte: Inovação na Gestão Municipal. A atividade também falou sobre esporte e desenvolvimento de uma gestão inovadora.

A arena foi coordenada pelo prefeito de Ibatiba (ES), Luciano Pingo. "Esse espaço é muito importante, e a CNM avança muito no debate iniciado lá em agosto de 2018 sobre o papel do Jovem Municipalista", destacou o prefeito, que também é diretor da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e integrante da diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Representando o governo federal, o secretário especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, Marco Aurélio Vieira, falou sobre as ações da pasta e como os Municípios podem acessá-las. “Esse é um espaço muito importante para nos conhecermos. A política do esporte deve estar entre as prioridades da gestão”, destacou.

Durante a arena, a deputada federal Luísa Canziani (PTB/PR) trouxe exemplos de como superar as dificuldades da gestão por meio da administração consorciada. A deputada, que é a parlamentar mais jovem do país, com 22 anos, também destacou a importância da inovação. "Acredito que nós, como jovens na política, temos mais que o compromisso, temos o dever de inovar".

Ainda sobre inovação, a deputada Canziani apresentou um exemplo de ação inovadora, compartilhada pelos também deputados federais Felipe Rigoni (PSB/ES) e João Campos (PSB/PE): a realização de processos seletivos para escolha de servidores.

"Fizemos processo seletivo para toda a nossa equipe, com exceção das chefias do nosso gabinete. Acreditamos que profissionais mais preparados geram ambientes melhores e entregam serviços mais qualificados", explicou o deputado Rigoni, que ainda apresentou um aplicativo utilizado em seu mandato para uma gestão mais transparente e participativa.

Também participaram da atividade, trazendo relatos sobre a atuação da juventude e a importância da inovação na gestão, a representante da Secretaria Nacional de Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Flaviane Agustine; o deputado federal (PSB/RN) e secretário de Juventude da Câmara dos Deputados, Rafael Motta; o conselheiro do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) Samuel König; o deputado estadual (PT/PA) e presidente da secretaria da Juventude da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Dirceu Ten Caten; e o deputado distrital (Rede/DF) Leandro Grass.

 

Por: Sarah Buogo
Foto: Sarah Buogo
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas