Home / Comunicação / Lançamento da XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos de Governos Locais no palco da Marcha

Notícias

10/04/2019

Compartilhe esta notícia:

Lançamento da XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos de Governos Locais no palco da Marcha

LAR 0934O palco principal da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios sediou, na tarde desta quarta-feira, 10 de abril, o lançamento oficial da XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais. A conferência tem o objetivo de aprofundar a unidade continental através de acordos para o desenvolvimento local e a ação coordenada para a implementação de políticas públicas regionais. Será realizada em março de 2020, em Recife e Olinda (PE), com a participação de autoridades locais e membros de Associações e representantes de Municípios Latinoamericanos.

Na abertura da solenidade de lançamento, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Coimbra Patriota Filho, destacou a missão conferida a Recife e a Olinda de representar o Brasil como sede do evento internacional. "Estamos lançando e convidando todos e todas para colocar na agenda esse grande evento que o Brasil vai sediar em Pernambuco. Vamos reunir gestores com experiências das mais diversas e, por isso, estamos chamando de inovação para as pessoas, que é o tema que vai pautar a Cumbre", convocou.

Após a exibição do vídeo de lançamento (assista aqui), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ressaltou a importância do encontro para o debate sobre os Municípios e sobre futuro."É uma discussão fundamental sobre as cidades cada vez mais conectadas. Vamos discutir um futuro melhor".

Em vídeo, o presidente da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), Iván Arciénega Collazos, prefeito de Sucre na Bolívia, enviou uma saudação aos presentes. "O Brasil será o centro fundamental para novas políticas de desenvolvimento local", destacou.

Filiação ao Movimento Municipalista

Durante a solenidade, o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, assinou o termo de filiação ao Movimento Municipalista Brasileiro acompanhado dos diretores da CNM Eduardo Tabosa e José Patriota Filho. 

Protocolo CNM e Enap

Também foi oficializado o protocolo de intenções CNM e Enap, com a presença do presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Aline Soares. O documento tem por escopo a adesão da CNM ao protocolo de intenções EVG celebrado entre a Enap e instituições públicas de natureza patrocinadora, gestora, conteudista ou certificadora, visando a oferta de catálogo unificado de cursos à distância para a capacitação e aperfeiçoamento de servidores, no âmbito do Projeto Escola Virtual de Governo.

Termo de compromisso

A solenidade se encerrou com a assinatura do termo de compromisso para a realização da cúpula. O documento foi assinado pelo presidente da CNM, Glademir Aroldi; pelo coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic; pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara; pelo representante do conselho consultivo da Flacma, Leopoldo Arnaiz; pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros; e pelos prefeitos de pelos prefeitos de Recife e Olinda, Geraldo Júlio e Lupercio do Nascimento.

Por: Sarah Buogo

Foto: LAR/Agencia CNM

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas