Home / Comunicação / Lançamento de três voos internacionais em Brasília deve valorizar turismo regional

Notícias

23/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Lançamento de três voos internacionais em Brasília deve valorizar turismo regional

AerobsbTerceiro maior aeroporto do Brasil em movimentação de passageiros e maior hub doméstico do país, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília, lançou novos voos internacionais para o Chile, Peru e Paraguai. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou a cerimônia, ocorrida nesta quarta-feira, 21 de agosto, representada pela turismóloga Marta Feitosa, responsável pela área técnica de Turismo, e por Roberto Meneghini e Carlos Schein, do Institucional.

Pela relevância do terminal aéreo em toda a América Latina, a entidade reconhece a novidade como fortalecimento do potencial turístico da capital e de todo o país. A previsão é que os voos comecem a operar no último trimestre deste ano. As aeronaves – jatos A320 da companhia Latam Airlines – têm capacidade para 174 passageiros. A rota Brasília-Santiago terá início em 15 de outubro, já os voos Brasília-Lima começam em 14 de novembro, ambos com três voos semanais. O trecho para Assunção, capital paraguaia, está previsto para começar em dezembro.

Além de aumentar a quantidade de voos diretos para o Distrito Federal, possibilitando o aumento do número de visitantes e consequente incremento na cadeia produtiva do turismo regional, a oferta dos novos trechos também coloca Brasília como um importante ponto de partida para turistas brasileiros que desejam visitar algum dos três países vizinhos.

Ademais, há a possibilidade de ocorrer o chamado stopover – quando a companhia oferece dois destinos pelo preço de um – fazendo com que turistas que estão vindo ou indo para Santiago, Lima ou Assunção pousem em Brasília e passem alguns dias na região. A medida gera renda e movimenta a economia local.

Aeroporto Brasilia Presentes
O evento de lançamento ocorreu no Salão Branco do Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, e contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o vice-governador do DF, Pacco Brito; o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto; o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier; a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; a ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Afara; o embaixador do Peru, Javier Yéspez e o primeiro-secretário da Embaixada do Chile, Cristián Oschilewski.

Em razão da possibilidade de impacto positivo nos Municípios turísticos do Entorno do DF, o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes, esteve presente na cerimônia, acompanhado do secretário de Turismo municipal, Moisés Neto. O Município está localizado na Chapada dos Veadeiros, importante destino turístico integrado recentemente à Brasília pela Rota Brasília – Chapada dos Veadeiros. O lançamento ocorreu no mês de julho, durante o evento Investe Turismo.

Números nacionais
No ano passado, 63.788 mil voos internacionais chegaram ao Brasil, o que representou um aumento de 8% em relação ao observado em 2017. Nos últimos oito anos, o crescimento foi considerável, de 29%, passando de 49.557 em 2010 para os mais de 60 mil registrados em 2018. Os dados são da Análise da Malha Aérea Internacional do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), preparada mensalmente a partir de informações fornecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e companhias aéreas.

Da Agência CNM de Notícias com informações do Ministério do Turismo

Fotos: Aeroporto Internacional de Brasília


Notícias relacionadas