Home / Comunicação / Lei Aldir Blanc: governo publica MP que prorroga prazo para liquidação e pagamento dos recursos

Notícias

30/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Lei Aldir Blanc: governo publica MP que prorroga prazo para liquidação e pagamento dos recursos

3012020 LeiAldirBlanc MPO governo federal publicou na noite desta terça-feira, 29 de dezembro, em edição extra do Diário Oficial da União, a Medida Provisória (MP) 1.019/2020. O texto altera a Lei 14.017/2020, mais conhecida como Lei Aldir Blanc, de modo a ampliar para 2021 o prazo para a conclusão da execução dos recursos pelos Municípios.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) pleiteou por meio de ofícios e reuniões com o Executivo a prorrogação do prazo, devido às grandes dificuldades por parte de muitos gestores municipais quanto ao cumprimento do prazo estipulado originalmente na normativa: 31 de dezembro de 2020. Em documentos encaminhados à Secretaria Especial da Cultura e à Presidência da República, a entidade solicitou que o prazo de execução dos recursos - incluindo empenho, liquidação e pagamento - fosse prorrogado para dezembro de 2021.

A MP 1.019/2020 permite que haja a liquidação e o pagamento no exercício financeiro de 2021, se o Município realizar, ainda no exercício de 2020, o empenho e a inscrição em restos a pagar dos recursos.

Além disso, a nova norma determina que o Município publique – preferencialmente em seu sítio eletrônico, no formato de dados abertos –, as informações referentes aos recursos que tenham sido empenhados e inscritos em restos a pagar, com identificação dos beneficiados e dos valores a serem executados em 2021.

Leia mais
CNM reforça urgência em ampliar prazo da Lei Aldir Blanc
CNM pede ampliação de prazo para execução de recursos da Lei Aldir Blanc
Roda de Conhecimento traz orientações para pagamento de beneficiados pela Lei Aldir Blanc
Lei Aldir Blanc: Roda de Conhecimento orienta sobre preenchimento do BB Gestão Ágil

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas