Home / Comunicação / Levantamento da CNM mostra os benefícios do site oficial da prefeitura

Notícias

15/12/2011

Compartilhe esta notícia:

Levantamento da CNM mostra os benefícios do site oficial da prefeitura

CNM


Divulgar o Município, principalmente no aspecto turístico, e poder públicar as contas públicas – cumprir a Lei de Transparência – são alguns benefícios que a publicação do site oficial proporcionou em diversos Municipios. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Municipios (CNM), por meio da equipe de Inclusão Digital do Portal Municipal, com os administradores dos sites Municipais mostrou a importância de ter o portal.


Além de divulgar o Município na rede mundial de computadores, a possibilidade de facilitar o contato do cidadão com a prefeitura e de disponibilizar informações com credibilidade também foram citados pelos entrevistados.


Em Toritama (PE), para economizar e promover as atividades de comunicação administrativa, o prefeito Flávio de Souza Lima aderiu à ferramenta disponibilizada pela CNM. De acordo com o assessor de impressa do Município, Éder Mateus Nunes, o portal serviu, principalmente, para disseminar informações verídicas sobre a gestão.


“A região é muito carente de informação de qualidade”, disse o assessor. Ele explicou que a população usava os diversos blogs como informativos, e a maioria deles divulgavam coisas que não eram verdadeiras. “Agora [com o site oficial] temos este espaço para garantir informações de qualidade e com verdade, além de mostrar o que a prefeitura tem feito”, salientou.


Pesquisa
Promovida com o objetivo de identificar a satisfação dos administradores em relação ao uso dos sites confeccionados em 2011, e identificar se disponibilizaram informações institucionais em sites oficiais, a pesquisa levantou dados dos 5.563 Municípios brasileiros com ferramentas mundiais de busca.


O levantamento indica que as prefeituras das regiões Sul e Sudeste são as que mais possuem sites oficiais, com 81% no Sul e 73% no Sudeste. Seguido da região Centro Oeste com 65% dos Municípios e as regiões Norte e Nordeste, com 41% no Norte e 43% no Nordeste.


Grande ajuda
Santo Antônio de Goiás (GO) também pode ser citada com exemplo. De acordo com a assessora, Marli Alves Avelino, o site ajudou bastante a gestão municipal. “Foi uma grande ajuda, além da economia adquirida com a criação [que foi desenvolvido pela equipe técnica da CNM], podemos contar com a manutenção todos as vezes que precisamos”, disse.

 

A CNM ressalta que o site oficial, quando atualizado com informações, promove benefícios reais à gestão local, pois, além da divulgação municipal que incentiva o turismo, as prefeituras ficam em dia com a prestação de contas. Os Municípios filiados/contribuintes que ainda não ainda não possuem podem entrar em contato com o Departamento de Governança Eletrônica por meio do telefone (61) 3878-5198.

 

 

Site de Toritama aqui.

Veja o site de Santo Antônio de Goiás (GO).

 

 

 


Notícias relacionadas