Home / Comunicação / Levantamento identifica que capitais brasileiras perderam participação no PIB do país

Notícias

18/12/2017

Compartilhe esta notícia:

Levantamento identifica que capitais brasileiras perderam participação no PIB do país

GovPE O Produto Interno Bruto (PIB) das capitais brasileiras perdeu participação no PIB nacional em 20 dos 26 Estados brasileiros de 2002 a 2015. A constatação foi feita após um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado na última quinta-feira, 14 de dezembro.

 

Segundo o estudo, o recuo na participação do PIB chegou a -2,9% nesse período. Em contrapartida, a participação dos Municípios localizados fora das capitais subiu de 63,9% para 66,9% do PIB, um avanço de 2,9 pontos percentuais no período. Entre as capitais, São Paulo ocupou a primeira posição em termos de contribuição ao PIB do país enquanto Palmas ficou em último lugar. No ano de 2015, os Municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Manaus e a cidade de Brasília concentravam cerca de 25% do PIB do país.

O maior PIB per capita registrado na época foi o do Município de Presidente Kennedy (ES), produtor de petróleo, e o menor em Novo Triunfo (BA). Os 25 Municípios com maiores PIB somavam 37,7% de participação e apenas 23,5% da população.

Atividade econômica

O levantamento identifica que a administração pública era a principal atividade econômica em 56,9% ou 3.170 Municípios. A Administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social foram listadas entre as principais. Mais de 90% dos Municípios dos Estados da Paraíba, do Amapá, Roraima, Piauí e Ceará tinham esse perfil. De forma oposta, aproximadamente 11% dos Municípios da região Sul apresentavam essa característica.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o estudo, apesar de mostrar um início de desconcentração da riqueza no país ainda aponta que essa riqueza permanece bastante concentrada em poucos Municípios. A expectativa do movimento municipalista é que as mudanças nas legislações tributárias possam aumentar a participação dos Municípios não capitais no PIB.

Clique aqui para saber sobre o levantamento do IBGE e mais informações sobre a pesquisa aqui


Agência CNM, com informações da EBC


Notícias relacionadas