Home / Comunicação / Liderança feminina no Pará, prefeita Renata Sousa convoca gestores para a Marcha

Notícias

28/02/2019

Compartilhe esta notícia:

Liderança feminina no Pará, prefeita Renata Sousa convoca gestores para a Marcha

 Ag CNMEleita em 2016 para seu primeiro cargo político, a prefeita de Primavera (PA), Ana Renata Sousa, tornou-se referência de liderança feminina no Estado. Apesar da forte atuação na administração municipal e da rápida visibilidade conquistada, sua trajetória como gestora começou de forma inusitada.

Em 2008, o marido estava prestes a concorrer a eleição para vereador quando foi vítima de um infarto fulminante. Após um ano de luto, Renata decidiu arriscar-se na carreira pública para não abandonar o sonho construído em conjunto. O segundo lugar nas eleições de 2012 não a desanimou, pelo contrário, deu mais força para tentar novamente em 2016, ano em que conquistou, por pouco, os votos necessários.

Depois de 15 anos interagindo com as famílias de Primavera – apesar de não ter nascido no Município e ter fixado residência, inicialmente, na cidade vizinha de Jaburu –, foi eleita prefeita com 49,89% dos votos. A diferença para o segundo lugar foi de apenas 370 eleitores. Em visita à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Renata confirmou a tendência de mulheres sem tradição familiar na política que assumem a gestão local com amor e dedicação à causa municipalista.

Ag CNMNa Casa dos Municípios, a gestora foi atendida pela técnica responsável pelo Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Thais Mendes. Ela lembra que, no Pará, de 144 Municípios, 21 têm prefeituras comandadas por mulheres. Durante a visita, Renata não só agradeceu a receptividade do MMM como também aproveitou para convocar a todas as lideranças políticas paraenses para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 8 a 11 de abril em Brasília.

Na Marcha, o MMM terá uma arena, inicialmente prevista para o dia 8 às 14h30, para apresentação dos resultados da pesquisa “Perfil das Prefeitas Eleitas 2016-2020”. O levantamento, realizado pelo Instituto Alziras com apoio da CNM durante a última edição da Marcha, traça um perfil das atuais gestoras do Brasil, os desafios e as perspectivas. 

Confira a página da Prefeitura de Primavera (PA) no Facebook.

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas