Home / Comunicação / Lideranças municipalistas e parlamentares do Sudeste esperam maior participação do ES, SP e RJ na Marcha

Notícias

21/03/2019

Compartilhe esta notícia:

Lideranças municipalistas e parlamentares do Sudeste esperam maior participação do ES, SP e RJ na Marcha

Ag CNMA participação da região Sudeste na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios se dá, predominantemente, por Minas Gerais. Com o maior número de entes municipais (853), o Estado costuma trazer para a capital federal a maior comitiva, composta por prefeitos, vereadores, secretários, entre outros. Para esta 22ª edição, os gestores mineiros largaram na frente, mas a mobilização de lideranças municipalistas e de parlamentares dos vizinhos São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo pretende diminuir a diferença e aumentar a representatividade regional.

Até esta quinta-feira, 21 de março, o RJ contava com 13 prefeitos inscritos, dos 92 Municípios, ou seja, 14%. Há dois dias, na terça, 19, o presidente Glademir Aroldi esteve no gabinete da deputada Soraya Santos (PR-RJ) para reforçar o convite para dois painéis previstos na programação: o do Congresso Nacional e do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM). A parlamentar reconheceu a relevância do evento para aprimoramento da gestão local, assim como o deputado Luiz Antônio Corrêa (Sem partido-RJ), que ressaltou o peso político do encontro.

Ao lado de prefeitos conterrâneos, Corrêa prestigiou o almoço da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Brasileiros (FMB), realizado na sede da Confederação Nacional de Municípios no início de fevereiro, e convocou os gestores do Estado. A CNM lembra que o prazo para as inscrições com desconto se encerra nesta sexta, 22.

Ag CNMSão Paulo e Espírito Santo
Membros do Conselho de Representantes Regionais da entidade municipalista, os prefeitos de Ibatiba (ES), Luciano Pingo, e de Monteiro Lobato (SP), Daniela Brito, também fizeram questão de enviar um recado aos colegas de Estado. Espirito Santo conta, por enquanto, com 28 inscrições de prefeitos, de um total de 78 prefeituras, o que garante 36% de representação. E São Paulo, que possui 645 Municípios, tem 124 chefes do Executivo municipal confirmados, o que corresponde a 19%.

Com o objetivo de aumentar esses números e explicar aos gestores o quanto a Marcha é decisiva para aprovação da pauta prioritária, o presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Carlos Alberto Cruz, gravou um vídeo ao lado de Marcelo Barbieri, da Assessoria Parlamentar da CNM. O mesmo foi feito pelo presidente da FMB, deputado Herculano Passos (MDB-SP), que aproveitou as atividades da Frente, em pleno vapor, para incentivar a participação do Estado.

Confira mensagem da prefeita Daniela Brito às gestoras de São Paulo:

Veja o convite do prefeito Luciano Pingo aos prefeitos do Espírito Santo:

Por: Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas