Home / Comunicação / Líderes da América Latina e do Caribe se reúnem em Salvador para debater o clima

Notícias

20/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Líderes da América Latina e do Caribe se reúnem em Salvador para debater o clima

prefeitura de Maceio DivulgacaoComeçou, nesta segunda-feira, 19 de agosto, em Salvador (BA), a Semana do clima da América Latina e Caribe (Laccw). Até sexta-feira, representantes de 26 países, de agências multilaterais e de Organizações Não Governamentais (ONGs) internacionais e regionais analisam o que tem sido feito e quais ações podem ser tomadas daqui para frente na região como resposta às mudanças climáticas.

A área do Internacional e do Programa Internacional de Cooperação Urbana – América Latina e Caribe (IUC-LAC) da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa do evento para levar os desafios enfrentados pela gestão municipal na temática e buscar soluções.

A assessora internacional Rebecca Brandão acompanha os cinco dias de debates. “A realização de um encontro internacional desse porte no Brasil deve servir como incentivo para os gestores brasileiros se atualizarem sobre os impactos das mudanças climáticas no mundo e buscarem formas de planejar e desenvolver planos de ação locais", acredita.

Entre as autoridades presentes, destacam-se o ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles; o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto; o ministro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, Rabino Sergio Bergman; e a ministra de Meio Ambiente e presidente designada da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, COP25, deste ano no Chile, Carolina Schmidt.

Prefeitura maceio divulgacaoDurante painel da manhã, a prefeitura de Salvador apresentou o Plano Municipal de Adaptação e Mitigação da Mudança Climática, contratado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que se inicia este mês. O aterro sanitário da capital baiana também irá receber uma premiação simbólica em função do trabalho de mitigação do carbono.

Transmissão
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), do qual a CNM participa, está dando suporte a três palestrantes da Laccw. Débora Dómina e Nicolás Caravaca, da Red Argentina de Municipios frente al Cambio Climatico (RAMCC), que coordena nacionalmente o Pacto na Argentina; e a prefeita Lisa Morris de Arima de Trinidad. Eles devem falar na tarde desta terça-feira, 20, e na manhã de quarta-feira, 21.

Em meio à programação, o GCoM incentiva a participação dos gestores locais na sessão Caminhos para um futuro de baixo carbono e resiliente nas áreas urbanas e assentamentos da América Latina e Caribe. A discussão, organizada pelo WWF e GlobalABC, será na quarta-feira das 10h às 12h25, com o objetivo de definir conjuntamente recomendações para o desenvolvimento resiliente e de baixo carbono nas áreas urbanas e assentamentos informais.

Da Agência CNM de Notícias com informações da ONU


Notícias relacionadas