Home / Comunicação / Líderes municipalistas ressaltam atuação da CNM na celebração dos 40 anos

Notícias

12/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Líderes municipalistas ressaltam atuação da CNM na celebração dos 40 anos

12022020 CNM40anosEstima-se que a população brasileira ultrapasse a marca de 210 milhões de pessoas. Estas estão espalhadas nos 5.568 Municípios brasileiros, situados nos 26 Estados da federação e que, juntos, formam um só pais: o Brasil. Cada localidade tem sua característica forte, que a torna única diante de todos, mas com muitos pleitos e lutas que se tornam comuns entre si.

Unir essas lutas e fortalece-las em uma só visando melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Essa é uma das missões da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que completou 40 anos de atuação e representatividade no último fim de semana. Para fortalecer o trabalho e a pauta municipalista, a CNM caminha de mãos dadas com as entidades municipalistas, nos 27 Estados. Estas sempre representando os, hoje, 5.568 Municípios. Afinal, a vida acontece nos Municípios e, como traz o slogan da CNM Municipalismo forte se faz com a participação de todos.

Por isso, não poderiam ficar de fora da comemoração, os representantes das entidades estaduais, além dos integrantes da Diretoria da CNM que, unidos, fortalecem e bem representam os mais de 210 milhões de habitantes deste imenso Brasil. Para celebrar, durante a reunião do Conselho Político da entidade, os gestores foram homenageados pela Confederação. Confira o depoimento dos gestores que estiverem presentes na reunião do Conselho Político da entidade:

Hudson de Brito – 1º Secretário da CNM

A atuação da CNM tem sido em defesa de uma melhoria de qualidade de vida de todos nós que moramos nos Municípios do Brasil. São 40 anos de muita luta, muito trabalho e muitas conquistas. E chegamos onde chegamos por causa do nosso trabalho, da nossa luta e nossa união. A CNM tem sido uma verdadeira entidade que defende os Municípios do Brasil, com o objetivo de melhorar a vida de cada um de nós que residimos, que nascemos, moramos, estudamos e participamos da vida cotidiana de cada Município. Eu sou um apaixonado pela nossa CNM, pelo trabalho e acredito que só chegamos onde estamos hoje graças a União de todos.

Paulo Rezende – presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM)

A CNM tem um fator muito importante na luta municipalista. Tem nos ajudado constantemente com o governo federal, através das parcerias com as associações e a cada dia mais forte. Parabéns, CNM! Que você continue lutando pelo municipalismo, levando benefícios para nós porque nós sabemos que nós precisamos da ajuda de vocês sempre. Conte com a AGM para que as lutas continuem e os benefícios possam chegar na nossa cidade.

Orildo Severgnini – Prefeito de Major Vieria (SC) e representante do presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)

A CNM é fundamental na vida do Município. Nós recorremos a CNM para tudo que precisamos. E ela está sempre presente em todas as reivindicações de grande importância. Na questão do 1% do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], da saúde, da educação. Eu acompanho a CNM há mais de 20 anos e então digo aqui que o Município não seria o que é hoje, mesmo com as dificuldades que ainda tem, se não fosse a CNM.

Márcio Wozniack - presidente da Associações dos Municípios do Paraná (Assomec)

Eu sou uma testemunha viva do que acontece com a CNM. Se não fosse ela, me assessorando e acompanhando meu mandato de prefeito de Fazenda Rio Grande, seria muito difícil aplicar políticas de gestão pública entendendo essa legislação nacional que muda todo dia. A CNM dá um apoio muito grande, um suporte técnico fenomenal. Tenho certeza que se nossas cidades melhoraram e tiveram um avanço importante em educação, saúde, segurança é porque teve um olhar técnico da CNM falando a língua dos prefeitos e como realmente aplicar políticas públicas de qualidade para a nossa sociedade.

Pedro Caravina - presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul)

A CNM nesses 40 anos tem sido fundamental e a grande defensora dos direitos dos Municípios. Quando você defende os Municípios, defende a população que mora neles. Quero deixar meus parabéns a toda diretoria da CNM, de todos os presidentes que passaram, em especial ao nosso presidente Glademir Aroldi, pelo trabalho incansável em prol dos Municípios brasileiros.

George Coelho – Presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup)

A CNM tem feito um trabalho extenso, muito forte com os Municípios. Nós sabemos que a CNM agrega os 5.568 Municípios e as 27 Federações. Por isso, quero ressaltar a importância dessa pauta municipalista sempre na luta em defesa dos Municípios, porque onde começa tudo na vida é nos Municípios. Onde começa a vida da nação é nos Municípios. E é extremamente importante ter a CNM nessa luta, nessa batalha, apoiando e defendendo o municipalismo brasileiro.

Ailton Araújo - prefeito de Santa Rosa (TO) e representando o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM)

A CNM é uma instituição que realmente pratica o municipalismo e busca a defesa dos interesses maiores dos Municípios, porque nós somos o elo mais fraco da Federação e precisamos de uma entidade que tenha representatividade e que tem pautas importantíssimas para os nossos Municípios. E o fruto dessa força da CNM, da força e da união dos Municípios é que nós conquistamos inúmeros benefícios não só sociais, mas econômicos e financeiros para os nossos Municípios. É fundamental a presença da CNM na vida dos Municípios brasileiros.

Neurilan Fraga - presidente da Associação dos Municípios do Estado do Mato Grosso

Eu sou muito feliz de estar participando dos 40 anos da CNM. Nós estamos ajudando a construir essa história e construindo em cima de conquistas de sucesso. Se não existisse a CNM, evidentemente estaríamos numa situação muito pior. Quero ressaltar aqui as inúmeras conquistas que tivemos fruto da existência da CNM, de legados de colaboradores que por aqui passaram e que continuam e dos futuros que virão. A CNM tem sido a diferença na vida, no dia a dia de cada prefeito de todos os quadrantes do Brasil, seja do menor Município à maior cidade brasileira. Esses 40 anos são de muita alegria, satisfação, conquistas e que possibilitaram que o Brasil melhorasse. Quem constrói e faz as coisas acontecerem são os prefeitos. E com o suporte e o apoio da CNM é essencial. Sem a CNM nós prefeitos e gestores municipais não seríamos nada.

Carlos Cruz - presidente da Associação Paulista de Municípios

Nós de SP tivemos uma participação importante na fundação da CNM e nós temos a convicção de que o movimento municipalista só começou a florescer no país a partir da fundação da CNM há 40 anos. Hoje a CNM é a maior entidade municipalista do mundo. Não há em qualquer outro país uma entidade municipalista com a exuberância, com a força e com a importância da CNM dentro do cenário político nacional. Estamos saudando esses 40 anos de trabalho, de lutas e, acima de tudo de grandes conquistas.

Daniela Brito - prefeita de Monteiro Lobato e representante da região sudeste na diretoria da CNM

A CNM é o suporte que todo gestor público precisa e é fundamental para que se tenha uma gestão eficiente, séria, comprometida. E eu digo isso porque nós prefeitos, quando a gente se candidata temos muitos sonhos de reestruturar a cidade. Mas é na CNM que eu aprendi que é mais do que isso, mais do que querer só reconstruir a cidade, a parte de infraestrutura, de garantir merenda escolar, educação, saúde de qualidade. Existem leis que regem a legislação pública municipal. Existem regras e o gestor nem sempre tem conhecimento de tudo isso. Então a CNM é a grande escola do gestor público municipal e o papel da CNM é fundamental para o fortalecimento do nosso país através dos Municípios brasileiros.

Pauline Pereira - presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA)

A AMA tem sido sempre parceira da CNM nesses 40 anos desde a sua fundação. Reforço a importância de quanto a CNM tem chegado aos Municípios com o programa CNM Qualifica, com as nossas discussões, informações de colaboradores. É na área técnica que todas as vezes que precisamos a CNM está sempre à disposição dos Municípios e prefeitos. E eu só tenho a parabenizar por esses 40 anos de atuação.

Nélio Aguiar - presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará

É uma bela história de luta, de conquistas de avanços para os Municípios. A CNM goza de um conceito, de uma credibilidade muito alta entre nós prefeitos, entidades, associações regionais, federações e a gente fica muito feliz pela existência e pela forma como é conduzida a CNM. Desde os ex-presidentes até o atual, Glademir Aroldi, todos vem conduzindo muito bem a nossa entidade sempre de forma atuante, independente, sempre buscando melhorias e avanços para os Municípios do Brasil. Um movimento municipalista muito forte que vem sendo liderado ao longo dessa história e trajetória de 40 anos da CNM.

Jair Souto – 1º tesoureiro da CNM

Eu acredito que a CNM hoje é de fato é uma das principais entidades do mundo. Aqui no Brasil, para os prefeitos e para o desenvolvimento local é fundamental. Os 40 anos nos traz a certeza do quanto evoluímos, primeiro na valorização dos prefeitos e na importância dos prefeitos, dos Municípios para o Brasil, para o desenvolvimento local. A execução e politicas públicas a partir da CNM e seus 40 anos é de muito orgulho, e tenho muito prazer, na qualidade de prefeito, participar desse movimento para consolidar o municipalismo. Nós nascemos, moramos e morremos nos Municípios. A arrecadação de todos os tributos é nos Municípios. Então, desta forma é que os 40 anos da CNM é de muita importância e muito valoroso para os prefeitos do Brasil inteiro.

Alcides Mantovani - prefeito de Zortea (SC)

Nós avaliamos o trabalho da CNM como positivo, não tem como fazer diferente. A CNM marcou uma história nesses 40 anos. Eu acompanho desde 97 com o reinício do grande movimento e eu acho que a CNM deu uma nova identidade para as todas as demandas dos municípios brasileiros e está cumprindo esse papel fazendo com que esse crescimento da base, que é a terra onde vivem as pessoas, que é o Município, tenham um grande crescimento e grande amparo em Brasília. Esses caminhos que temos nesses 40 anos representa muito para cada cidadão brasileiro e para cada Município brasileiro.

Por Lívia Villela
Foto: Marck Castro para a Agência CNM
Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas