Home / Comunicação / Lounge municipalista recebe dezenas de gestores municipais em busca de orientações da CNM

Notícias

03/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Lounge municipalista recebe dezenas de gestores municipais em busca de orientações da CNM

Fotos: Bianca Galeno / Ag. CNM Casa dos Municípios brasileiros, a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é referência para prefeitos, vereadores e demais gestores municipais que buscam na entidade orientações. Nesta quinta-feira, 3 de outubro, dezenas de municipalistas visitaram a sede da CNM em Brasília. Dúvidas nas áreas de Assistência Social, Saúde, Jurídico, Previdência, Finanças e sobre a pauta prioritária foram os destaques.

Juntos, os prefeitos paranaenses de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, e Lunardelli, Reinaldo Grola, buscaram orientações sobre a previdência social. Os dois Municípios estão no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e pretendem migrar para o Regime Próprio. Segundo os gestores, eles estão preocupados com a reforma da previdência que, após aprovada, deve proibir a migração de um regime para o outro.

Eles foram atendidos pelo técnico da área de Previdência da CNM, Fernando Benicio. Também participaram do atendimento os vereadores de Jardim Alyegre, Sonia Aparecida de Souza e Rubens Vanderlei. Confira a entrevista dos gestores e do técnico para a Rádio CNM e entenda mais a pauta.

Planejamento
Já preocupado com o encerramento de mandato que se aproxima, o prefeito de Ibiaí (MG), Larravardierie Batista Cordeiro, buscou na CNM previsão de valores que o Município tem a receber nos próximos meses. O objetivo do gestor é planejar a execução de recursos para fechar o ano no azul. “Vai chegando o final de ano, tem o 13º salário dos servidores, tem situações que a gente não conseguiu regularizar no decorrer do ano e que tem de ser resolvido agora. E está cada vez mais perto do encerramento do meu mandado preciso deixar tudo certo”, esclareceu o prefeito.

Também em busca de informações sobre recursos previstos, em especial a cessão onerosa, que deve destinar mais R$ 10 bi aos Municípios, o prefeito de Felisburgo (MG), Jânio Murta, recebeu a projeção de quanto seu Município deve receber caso a proposta seja aprovada. De acordo com o gestor, o valor será muito útil e chegará aos cofres municipais em um momento que as administrações locais enfrentam um momento crítico. Confira a entrevista completa na Rádio CNM.

Atuação da CNM
A atuação do movimento municipalista e a representatividade do trabalho da CNM foram reconhecidas pelo prefeito de Indiaroba (SE), Adinaldo do Nascimento Santos. “A CNM é o nosso porto seguro, a gente tem, por meio do trabalho desta instituição que tanto representa os Municípios brasileiros, a nossa referência de informações e construção de demandas”, ressaltou o gestor em entrevista à Rádio CNM. Estavam com o gestor o vice-prefeito, Marcos Henrique, e o secretário de Administração, Marcelo Leite de Sousa.

A prefeita de Paraú (RN), Maria Olímpia, também concedeu entrevista à Rádio e parabenizou o trabalho da CNM. Confira aqui. Além da prefeita, esteve o gestor potiguar de Ipueira, Jose Morganio Paiva – que nesta semana já buscou orientações na entidade.

Foto: Bianca Galeno / Ag. CNM

Vereadores

Os vereadores também marcaram presença na CNM. A comitiva de Itabirito (MG), os vereadores: Maximiliano Silva Baeta Fortes; Átila Dias de Morais; Edson Gonçalves Junior; Arnaldo Pereira dos Santos; e Geraldo Goncalves Mendanha. Já do Município de Jaú (SP), composta pelos seguintes representantes do legislativo municipal: Wagner Brasil de Barros; Vivian Maira da Silva Marcos Soares; Augusto Pereira Machado Filho e outros membros da Câmara Municipal vieram na entidade com escopo de receber orientações jurídicas. 

Por Mabilia Souza

Fotos: Bianca Galeno e Marco Melo/Agência CNM

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas