Home / Comunicação / Maia e Alcolumbre são os novos presidentes da Câmara e do Senado

Notícias

04/02/2019

Compartilhe esta notícia:

Maia e Alcolumbre são os novos presidentes da Câmara e do Senado

01012018 congressonacional Congresso 2O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foram os escolhidos para presidir a Câmara e o Senado, respectivamente, nos próximos dois anos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) parabeniza os parlamentares e destaca que a entidade pretende continuar dialogando e articulando sobre os projetos que são de interesse dos Municípios brasileiros.

“A entidade orgulha-se de ter iniciado, incentivado, viabilizado e liderado lutas e reivindicações, nos últimos anos, que resultaram em diversas conquistas para os Municípios. Essas conquistas representam não somente mais recursos, mas principalmente o aperfeiçoamento da gestão municipal e a melhoria da qualidade de vida da população”, destaca o presidente da CNM, Glademir Aroldi

Rodrigo Maia
Maia foi eleito presidente pela terceira vez consecutiva, com 334 votos. Emocionado, ele assumiu o cargo defendendo a modernização das leis e da relação dos políticos com o seu eleitorado, e sinalizou a urgência de uma reforma que diminua os gastos do Estado brasileiro.

“Nós teremos muitos desafios. A Câmara precisa de modernização na relação com a sociedade, nos nossos instrumentos de trabalho, para que a gente possa ficar mais perto dos cidadãos. Precisamos modernizar as nossas leis, simplificá-las, e fazer as reformas de maneira pactuada”, disse Maia.

Davi Alcolumbre
Com os votos de 42 senadores, Alcolumbre foi eleito no último sábado para comandar o Senado. Ele não poderá concorrer à reeleição em fevereiro de 2021, pois a Constituição proíbe a recondução dentro da mesma legislatura.

Como presidente do Senado, Alcolumbre também preside o Congresso Nacional e é o terceiro brasileiro na linha sucessória do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, atrás do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Aos 41 anos, Davi Alcolumbre é o senador mais novo a ser eleito para o cargo de presidente do Senado nas últimas décadas. Em 1971, Petrônio Portela assumiu seu primeiro mandato como presidente do Senado com 45 anos. Desde então, todos os presidentes eleitos do Senado já tinham mais de 49 anos completos quando assumiram o cargo.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agência Câmara e Senado

 


Notícias relacionadas