Home / Comunicação / Mais de 20 toneladas de drogas são apreendidas nas fronteiras nos últimos dois anos

Notícias

20/01/2021

Compartilhe esta notícia:

Mais de 20 toneladas de drogas são apreendidas nas fronteiras nos últimos dois anos

07062019 apreensao drogas Flavia Vilela Ag BrasilNos últimos dois anos, mais de 20 toneladas de drogas foram apreendidas na extensão dos 983 km de fronteira - seca e alagada - de Mato Grosso com a Bolívia. Somente nos 12 meses de 2020, a apreensão chegou a 14 toneladas de drogas. O balanço foi divulgado pelo Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron-MT), unidade que compõe a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Os dados reforçam, ainda, que de janeiro a dezembro de 2020, as drogas e os bens retirados de circulação somaram cerca de R$ 298 milhões. Somado aos 12 meses de 2019, o valor chega a aproximadamente R$ 381 milhões.

Nas fronteiras, o narcotráfico ocorre por meio fluvial, terrestre e aéreo. Automóveis, ônibus de linha regular, veículos de cargas, motocicletas, bicicletas e até mesmo pessoas, as chamadas “mulas”, são usadas para transportar as drogas.

Observatório do crack
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio Observatório do Crack, alerta sobre a fragilidade da região fronteiriça desde que a primeira pesquisa da instituição foi divulgada, no ano de 2013. A entidade avalia ser de suma importância o aumento da atenção a estas localidades, historicamente fragilizadas e vulneráveis, principalmente em decorrência da atual situação, desencadeada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e que pode acarretar em uma situação de aumento na violência nessas áreas consideradas expostas ao tráfico de drogas.

Da Agência CNM de Notícias com informações do governo do Mato Grosso


Notícias relacionadas