Home / Comunicação / Mapeamento dos consórcios públicos brasileiros é apresentado na Roda de Conhecimento

Notícias

14/06/2018

Compartilhe esta notícia:

Mapeamento dos consórcios públicos brasileiros é apresentado na Roda de Conhecimento

14062018 Roda JoanniDurante a Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 14 de junho, a consultora da área de consórcios da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Joanni Henrichs, apresentou o Mapa dos Consórcios Públicos brasileiros. Este é resultado de uma pesquisa realizada pela entidade nos últimos dois anos.

A pesquisa alcançou 491 consórcios no Brasil e foi feita com base em dados disponibilizados por vários Entes e órgaõs, além dos Municípios. “Aplicou-se uma pesquisa estruturada que a CNM elaborou. Perguntamos nome, CNPJ, data de constituição, Municípios consorciados, quantos compõem, diretoria, área de atuação, estrutura de pessoal, dentre outras informações, as quais foram sistematizadas e aplicadas para os consórcios via call center durante um ano”, disse.

Uma participante via página da CNM no Facebook, Gerarda Alvez Franco, reforçou sobre a participação no levantamento. “Respondi a pesquisa por telefone”, escreveu a participante, em tempo real.

Entre os resultados do levantamento, a pesquisa aponta que a maioria dos consórcios está localizada no Sudeste, seguida do Sul e do Nordeste. Relacionado às contratações de pessoal, os dados mostram que 77% dos consórcios contratam servidores pelo regime celetista e, apenas 6%, estatutários. Outra formas de contratação identificada foram servidores cedidos por consorciados (8%) e terceirizados ou consultores (9%).

Todos os dados do mapeamento serão publicados em relatório de estudo que estará disponível, ainda este ano, no site consorcios.cnm.org.br.

Roda de Conhecimento

A Roda de Conhecimento é transmitida todas as quintas-feiras, a partir das 10h. Para participar, basta acessar a página da CNM no Facebook ou no Youtube.

Confira como foi a Roda de Conhecimento:


Notícias relacionadas