Home / Comunicação / Marcha 25 anos: Congresso estendeu tapete vermelho para prefeitos em 2011

Notícias

17/01/2023

Compartilhe esta notícia:

Marcha 25 anos: Congresso estendeu tapete vermelho para prefeitos em 2011

10a12052011 XIV Marcha a Brasilia em Defesa dos Municipios 26Se em 1998 a primeira edição da Marcha foi marcada pela recepção hostil no Palácio do Planalto, com policiamento com cachorros para impedir a aproximação dos prefeitos, na conhecida Marcha dos Cachorros, em 2011, um fato inédito mostrou o quanto o movimento municipalista cresceu e ganhou notoriedade. Na XIV Marcha, o Congresso Nacional recepcionou os gestores municipais com tapete vermelho estendido e banda.

Ainda na época, durante a solenidade no Salão Negro da Câmara dos Deputados, o então presidente da Casa, Marco Maia, agraciou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, com medalha de honra. O feito de 2011 é um ato simbólico e significativo para o movimento municipalista. Na esfera do Executivo, a ida da recém-empossada presidente da República, Dilma Rousseff, à XIV Marcha reafirmou as mudanças de novos tempos, seguindo a tradição da presença presidencial no evento, iniciada em 2003.

Os avanços no tratamento político são importantes não apenas pelo reconhecimento ao evento e à entidade municipalista, mas porque impulsionam conquistas para os Municípios. Em 2011, a presidente à época levou uma série de propostas aos prefeitos da sua gestão e assinou medida provisória autorizando a União a transferir recursos financeiros aos Municípios para a manutenção de novos estabelecimentos públicos de educação infantil.

10a12052011 XIV Marcha a Brasilia em Defesa dos Municipios 11A cada Marcha são muitos pleitos atendidos, mas, muitas vezes, resultado de anos de diálogo e de mobilizações municipalistas. Na XIV Marcha, por exemplo, é que surgiu a demanda pela aprovação no Congresso da PEC que legitima instituições de representação nacional de Municípios a proporem Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC). O tema segue como pleito e é uma das prioridades da pauta para a XXIV Marcha, que ocorrerá de 27 a 30 de março.

Inscrições para Marcha 2023
As inscrições estão abertas no site oficial. Há desconto para Municípios filiados e gratuidade para prefeitas e prefeitos.

 

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas