Home / Comunicação / Marcha, Fundef, cessão onerosa e recursos da Saúde e da Educação pautam visitas de gestores à sede da CNM

Notícias

13/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Marcha, Fundef, cessão onerosa e recursos da Saúde e da Educação pautam visitas de gestores à sede da CNM

13022020 Prefeito de Jardinópolis SC Dorildo PegoriniPrefeitos de Santa Catarina e da Bahia estiveram na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) ao longo desta quinta-feira, 13 de fevereiro, em busca de atendimento técnico em áreas essenciais da administração municipal. Os visitantes esclareceram dúvidas sobre a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, cessão onerosa, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e aplicação de recursos da Saúde e da Educação.

Com pouco mais de um mês de inscrições abertas, a XXIII Marcha já contabiliza mais de 500 participações. O evento acontece entre os dias 25 e 28 de maio e é um dos mais esperados pelos gestores municipais. No lounge municipalista, o prefeito de Jardinópolis (SC), Dorildo Pegorini, reforçou a importância dos debates na maior mobilização municipalista do país. “Tudo que é discutido lá, com certeza, o nosso presidente Glademir Aroldi encaminha uma ótima pauta de reinvindicações junto ao presidente da República”, ressaltou.

Durante a Marcha, os participantes podem ouvir atentamente as lideranças do Executivo, Legislativo e Judiciário federal e também são apresentadas as demandas municipalistas. Entre os assuntos que devem nortear os debates da mobilizaçao deste ano estao as Reformas Tributárias, Previdenciária e Administrativa e os reflexos delas para os Municípios. No início de 2020, o presidente Glademir Aroldi, ressaltou com prefeitos que esses pleitos podem trazer mudanças significativas. “Este com certeza será o ano mais importante para a federação brasileira”.

Ao final da visita, o prefeito de Jardinópolis foi mais um gestor a pedir a presença significativa em Brasília. “Eu tenho a plena certeza de que vai ser um grande evento como outros foram e a Marcha concentra os prefeitos, porque nós sabemos que todos buscam melhorias para seus Municípios”, complementou. As inscrições podem ser feitas no site www.marcha.cnm.org.br. Prefeitos e prefeitas de Municípios filiados podem confirmar participação gratuita no evento. No site, os interessados podem, também, conferir uma programação prévia, bem como fotos das edições interiores e outras informações importantes.13022020 prefeitos catarinenses

Educação e Saúde
Outros dois gestores catarinenses solicitaram atendimento técnico na CNM para mais detalhes sobre a aplicação de recursos na Saúde e esclarecimentos do piso do magistério. Os prefeitos de Santiago do Sul, Julcimar Lorenzetti; e de Coronel Freitas, Izeu Tozzetto; foram atendidos pela consultora Carla Albert e pela analista técnica de Educação, Mônica Cardoso. Ao final do encontro, eles demonstraram satisfação com as orientações e ressaltram que elas serão fundamentais para a administração de suas cidades.

“O atendimento foi ótimo. A gente precisava dessas informações”, disse o prefeito de Coronel de Freitas. “Com essas orientações, a gente vai conseguir aplicar melhor os recursos da Saúde. A CNM nos dá o caminho para melhor trabalhar no dia a dia da gestão pública”, complementou o chefe do executivo de Santiago do Sul.

Fundef e cessão onerosa
Muitos gestores procuram a CNM para tirar duvidas sobre o Fundef. Nesta quinta-feira, foi a vez do prefeito de Novo Horizonte (BA), Djalma dos Anjos, que foi atendido pelo supervisor do Jurídico da Confederação, Tiago Rangel.13022020 prefeito de Novo Horizonte BA

Nesse contexto, o questionamento do gestor foi referente a aplicação de precatórios do Fundo. Ele ainda consultou com o analista técnico de Contabilidade da entidade, Marcus Santos, critérios na utilização de recursos da cessão onerosa, importante conquista municipalista do ano passado. “O atendimento na CNM é sempre produtivo”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.


Por Lívia Villela e Allan Oliveira


Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas