Home / Comunicação / Marcha traz boas práticas e soluções para tornar o Município uma cidade empreendedora

Notícias

27/04/2022

Compartilhe esta notícia:

Marcha traz boas práticas e soluções para tornar o Município uma cidade empreendedora

Agência CNMPlanejar a gestão municipal é essencial para que o prefeito consiga fazer um mandato de sucesso. Pensando nisso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) trouxe para o painel temático Boas Práticas Municipais: soluções inovadoras feitas por Municípios. A explanação aconteceu durante esta quarta-feira, 27 de abril, na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, e foi mediada pelo consultor da área de Estudos Ténicos da entidade Eduardo Stranz.

Entre as soluções, a busca de mudança de indicadores como saneamento, educação e saúde necessita de organização por parte do gestor municipal, além de conhecimento detalhado dele sobre a máquina pública local. Para entender o que se passava no Município e, assim, traçar um plano a longo prazo, o prefeito de Tarumã (SP), Oscar Gozzi, listou mais de 500 problemas. Destes, juntou em iniciativas e elegeu as mais urgentes, além de identificar as potencialidades das áreas de atuação da região. "O caminho é ter bons projetos e buscar os recursos. Para fazer isso, temos que fazer a lição de casa com a gestão de recursos que temos disponível dentro daquilo que podemos no Município", completou.

No caso do Município de Lagoa do Carro (PE), a prefeita Judite Botafogo reforçou que, para melhorar os indicadores, a solução foi investir em educação e em melhoria nas escolas. "Se a porta não for educação, não conscientizamos na saúde, não melhoramos limpeza urbana, não fazemos nada", disse.

Outro modelo apresentado foi o de uma gestão municipal enxuta. Com 27 mil habitantes, o Município de Taquari (RS) fez uma limpeza na administração. A ideia, segundo o prefeito André Luis Barcellos Brito, foi transformar a prefeitura em uma empresa. "Nossa administração tem apenas três secretários. Num primeiro momento, isso impacta, mas depois a população entende. Hoje só temos a ideologia da gestão pública, já que o foco está no empreendedor", reforça.

José Luiz Tavares/Agência CNMCidade empreendedora
Falando em empreendedorismo, o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional, Bruno Quick, apresentou o projeto Cidade Empreendedora, que promete transformar a administração local. "É o nosso caminhãozinho delivery. Colocamos tudo o que os Municípios precisam para desenvolver a sua localidade no caminhãozinho e entregamos. Gente para criticar tem fila, mas para ajudar é difícil arrumar. A vantagem é que desce um pessoal do caminhãozinho e fica no Município, ajudando até que a política pública esteja desenvolvida, organizada", finalizou Quick.

O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho, apresentou a plataforma Gov.br, que traz iniciativa para oferecer a integração de serviços, como prova de vida dos aposentados. A plataforma já conta com 130 milhões de pessoas cadastradas, com a adesão de 21 Estados e mais de 100 Municípios. "A população exige o governo digital, ela não quer estar mais restrita ao horário comercial, e o governo tem de estar preparado. A população quer ter a liberdade de fazer solicitação em qualquer lugar que esteja para que seja uma experiência fluida”, disse o secretário.

Na oportunidade, reforçou, ainda, que a plataforma Gov.br permite acesso a diversos serviços nacionais e a alguns estaduais e municipais. "Para que o Município vai criar algo para ter um cadastro de cidadão se ele já existe? Na plataforma, temos também um milhão de assinaturas eletrônicas avançadas para utilizar em serviços públicos. Ou seja, o cidadão pode assinar documentos sem, inclusive, a necessidade de reconhecer firma", finalizou.

Participaram também da plenária o secretário de Inovação e Microempresa do Ministério da Economia, Bruno Portela, e o presidente das associações dos Municípios do Paraná, José Aparecido Weiller Junior.

Por: Lívia Villela
Fotos: Tauan Alencar / Agência CNM

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas