Home / Comunicação / Meio Ambiente e Saneamento pautam visita de prefeito de Mundo Novo (MS) à sede da CNM

Notícias

11/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Meio Ambiente e Saneamento pautam visita de prefeito de Mundo Novo (MS) à sede da CNM

11102018 prefeito de Mundo NovoA Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu nesta quinta-feira, 11 de outubro, a visita do prefeito de Mundo Novo, Mato Grosso do Sul, Valdomiro Sobrinho. O gestor esteve na sede da entidade para pedir orientações nas áreas de Meio Ambiente e Saneamento e buscar as carteirinhas de vereadores da sua cidade.

Sobrinho relatou na visita que Mundo Novo tem enfrentado dificuldades em infraestrutura voltada ao saneamento. “Nosso problema é exatamente na pavimentação asfáltica: esgoto e saneamento básico. O Município está quase no zero em saneamento básico”, contou. Por conta disso, as técnicas da CNM Priscila Bernardes e Sofia Zagallo orientaram o gestor sobre oportunidades de captação de recursos oferecidos pela Plataforma Êxitos. A ferramenta, disponível aos Municípios que contribuem com o movimento municipalista, oferece editais em várias áreas da gestão municipal.

Outro ponto destacado pelo gestor foi em relação à divergência do número de habitantes da sua cidade. Segundo o prefeito, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Município de Mundo Novo possui 18 mil habitantes. Entretanto, no levantamento da prefeitura são 25 mil, sendo que muitos deles vivem em acampamentos e necessitam de atendimento principalmente nas áreas da Saúde e Assistência Social.

Essa diferença poderia alterar o coeficiente da cidade em relação ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e significaria mais receitas para a cidade. “Nós tínhamos que ter uma linha diferenciada dos demais Municípios que não congregam com essa situação de ter que cuidar de pessoas que às vezes não têm os documentos da cidade, mas que fazem parte da sua cidade em termos de responsabilidades. Se for lá no IBGE, não consta que o meu Município tem 18mil habitantes. Aí você recebe por esse número, mas você cuida de 25 mil pessoas”, ressaltou.

Ao final da visita, o gestor reforçou a importância da atuação da Confederação. “A CNM é um veículo importantíssimo pra gente. Na verdade, a CNM é como se fosse a bíblia para os evangélicos e para o católico. É o guia que orienta a gente a buscar parcerias e aperfeiçoar a gestão”, disse. O prefeito estava acompanhado por assessores.

Por: Allan Oliveira
Foto: Jefferson Viana
Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas