Home / Comunicação / Mês de Conscientização da Esclerose Múltipla: Congresso é iluminado de laranja

Notícias

23/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Mês de Conscientização da Esclerose Múltipla: Congresso é iluminado de laranja

Ag SenadoDe difícil diagnóstico, uma doença neurológica que afeta o cérebro, nervos ópticos e a medula espinhal – sistema nervoso central – atinge mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo. Para chamar atenção para Mês de Conscientização da Esclerose Múltipla, o Congresso Nacional brasileiro foi iluminado na cor laranja. 

A iluminação das cúpulas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal continuará laranja até o fim do mês e, especificamente, no 30 de agosto, quando é celebrado o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, e atividades mais incisivas de alerta a população devem ser promovidas. De acordo com pesquisa do Instituto Data Folha do ano passado, 46% dos brasileiros não conhecem a doença, que não tem cura pode e atingir diversas funções ligadas ao trânsito de informações dos neurônios para o resto do corpo.

O diagnóstico pode ocorrer em qualquer idade, mas afeta mais pessoas entre 20 a 40 anos, 70% dos diagnósticos. As mulheres são mais propensas que os homens a desenvolver a doença, segundo informações recentes, a proporção é de três mulheres para cada homem. Uma vez que ao longo do tempo, a degeneração provocada pela doença causa lesões no cérebro, que podem levar à atrofia ou perda de massa cerebral, quando mais rápido diagnosticar a doença, mais os tratamentos podem ajudar a controlar os sintomas e reduzir a progressão.

Foto: Agência Senado
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas