Home / Comunicação / Ministério da Cidadania e CNM debatem prioridades para a Cultura

Notícias

01/02/2019

Compartilhe esta notícia:

Ministério da Cidadania e CNM debatem prioridades para a Cultura

01022019 reuniao secretaria culturaNesta quinta-feira, 31 de janeiro, o secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania (MDC), Henrique Medeiros Pires, recebeu representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para discutir pautas prioritárias do setor. O 1º tesoureiro da entidade e prefeito de Manaquiri (AM), Jair Souto, liderou a comitiva municipalista.

Na pauta esteve a restruturação do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), onde Souto reafirmou a importância estratégica do assento da CNM no plenário do CNPC. “A Confederação representa os 5.568 prefeitos brasileiros. Para que as políticas públicas de Cultura avancem, especialmente nas cidades de pequeno porte, é necessária uma sinergia que passa pela representatividade da CNM no Conselho”, defende Souto.

O secretário especial destacou a parceria da CNM com o governo federal e a visão da nova gestão da União. “Precisamos fortalecer as redes de cultura nos Municípios e nos Estados. Nossa meta é que os Municípios consigam organizar os sistemas de cultura. A preocupação do governo federal é que o dinheiro não fique centralizado nos grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerias. Mas que chegue ao interior do país. E a CNM é um parceiro fundamental neste processo”, asseverou Pires.

Tanto o representante do Ministério quanto o da CNM destacaram a necessidade de descentralizar os recursos, destinando-os aos Municípios e respeitando a autonomia dos Entes locais.

A reunião também tratou da regulamentação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), da renovação do Plano Nacional de Cultura, e da participação de representantes da secretaria especial da Cultura na arena temática da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre de 8 a 11 de abril no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Trata-se da maior mobilização municipalista em número de autoridades da América Latina.

Ainda representando a CNM, também participaram do encontro o supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social, Denilson Magalhães e a técnica de Cultura Ana Clarissa Fernandes, além da secretária da Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura, Magali Moura.

Por: Luiz Philipe Leite
Foto: Ronaldo Caldas/ASCOM/Secretaria Especial da Cultura/MDC
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas