Home / Comunicação / Ministro do TCU explica importância da cartilha da Rede Governança Brasil para a nova gestão

Notícias

18/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Ministro do TCU explica importância da cartilha da Rede Governança Brasil para a nova gestão

17122020 ministro augusto nardesO ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, detalhou as informações da Governança Municipal – Transformando sua administração, produzida pela Rede Governança Brasil e elaborada em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O material pretende auxiliar os gestores sobre essa temática de forma prática e adaptada à realidade local. A mensagem direcionada aos prefeitos foi divulgada em vídeo (assista abaixo) publicado nesta sexta-feira, 18 de dezembro.

"Trabalhamos muito nesses últimos meses para que o gestor público possa entregar resultado na sua gestão e evitar que ele cometa erros”, disse o ministro no vídeo. A cartilha foi lançada no início do mês durante a programação do IV Fórum Nacional de Controle, promovido pelo TCU e que contou com a participação do presidente da CNM, Glademir Aroldi.

Na oportunidade, o líder municipalista destacou que o documento contribui significativamente para colocar em prática todos os procedimentos exigidos na construção da governança pública. "Entendemos a governança como a organização e a utilização dos diversos instrumentos legais, tecnológicos e comportamentais e permitir ao gestor a tomada de decisão segura nas ações de governo e, quando necessário, a correção de rumos indispensáveis para o sucesso da gestão. Vamos fazer chegar esse instrumento de orientação que o ministro Nardes lança neste momento a cada Município do Brasil e iniciar a transformação gerencial dos bens, erários e políticas públicas, fazendo valer a missão de todos nós, que é trabalhar para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou Aroldi.

A cartilha impressa vai ser enviada pela CNM a prefeitos eleitos e reeleitos. O documento foi construído com base no Decreto 9.203/17, que trata da política de governança e adaptado à realidade dos Municípios e de suas estruturas. Além desse documento, a Confederação vai distribuir uma coleção de publicações sobre gestão municipal aos novos eleitos. Assista à mensagem do ministro Augusto Nardes:

Por: Allan Oliveira
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas