Home / Comunicação / MMM debate pauta municipalista e planejamento das próximas ações

Notícias

09/08/2018

Compartilhe esta notícia:

MMM debate pauta municipalista e planejamento das próximas ações

09082018reuniãoMMMO Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) promoveu, nesta quinta-feira, 9 de agosto, mais uma reunião do grupo na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O encontro foi destinado às discussões da pauta municipalista, ações que permitam a inclusão da participação feminina nas decisões políticas e o planejamento das próximas estratégias do grupo. O presidente da CNM, Glademir Aroldi, participou da reunião.

Ele destacou a importância da empoderamento feminino e pediu o apoio das integrantes do grupo. “O MMM veio para ficar. Nós queremos efetivamente a participação de vocês em todos os sentidos. O grupo é um braço forte do movimento municipalista brasileiro. Queremos vocês atuando com a gente na pauta municipalista. Temos muito trabalho pela frente e vocês têm condições de nos ajudar a fazer essa pauta municipalista avançar significativamente”, destacou o presidente da CNM.

Uma das fundadoras do MMM, Tânia Ziulkoski, também destacou o potencial das mulheres. Ela pediu a interação de todas para o fortalecimento do grupo. “As mulheres precisam ter participação mais ativa na política. Lutar pelos seus ideais e terem direito à voz. Nós podemos fazer o que a gente quiser. O lugar da mulher é onde ela quiser e nós temos força para isso”, defendeu.

Debates
Durante o encontro, foram discutidas a atuação da CNM para o avanço da pauta municipalista trabalhada na Mobilização Municipalista, a importância da atuação do MMM para o avanço dessas e outras demandas dos Municípios, além das diretrizes do grupo no período de 2018 a 2020. “A gente pede o apoio de todas na pauta municipalista. Chegando ao seu Município, liguem para os seus deputados e peçam que eles aprovem as nossas reivindicações”, disse uma das fundadoras da CNM, Dalva Christofoletti.

A reunião também foi o momento de as participantes sugerirem propostas que possam ser inclusas na cartilha produzida pela CNM e denominada Compromissos com o Brasil, bem como o encaminhamento de propostas para que o MMM também promova eventos regionais e estaduais.

Além disso, as participantes conheceram boas práticas municipais, o planejamento das ações para os próximos anos e assistiram a uma apresentação da técnica de Turismo da CNM, Marta Feitosa, onde foi abordada a temática “Turismo como geração de renda e emprego nos Municípios”. O MMM ainda debateu temas preocupantes como o crescimento de casos de feminicídio nas cidades brasileiras.

Presente pela primeira vez na reunião do grupo, a prefeita da cidade baiana de Itaparica, Marylda dos Santos, ficou entusiasmada com o MMM. A gestora entende que o encontro foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos. “É um prazer imensurável estar aqui na reunião. Levo para a minha cidade relatos de grandes histórias e experiências. Espero que o movimento possa se solidificar ainda mais e que as mulheres engajadas na política possam conceber como é precioso este movimento”, destacou.09082018reuniãoMMM2

O MMM é o primeiro movimento municipalista feminino apartidário brasileiro e tem como principal objetivo a inserção das mulheres nos processos de governabilidade, dando voz a prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, secretárias municipais e demais mulheres envolvidas na gestão dos Municípios brasileiros. Ainda visa a estimular as lideranças femininas locais a desenvolverem em seus Municípios alguns projetos sociais que a CNM implementa e que têm mostrado resultados positivos. A entidade acredita que, por meio dessas ações, serão alcançados impactos sociais ainda mais expressivos.


Por: Allan Oliveira
Fotos: Jefferson Viana

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas