Home / Comunicação / MMM se reúne com lideranças femininas no Congresso

Notícias

07/07/2021

Compartilhe esta notícia:

MMM se reúne com lideranças femininas no Congresso

WhatsApp Image 2021 07 07 at 19.02.10A fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Tania Ziulkoski, se reuniu com as deputadas Soraya Santos (PL-RJ ) e Celina Leão (PP-DF) em agendas para a promoção de ações que levem a pauta da participação da mulher na política. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira, 7 de julho.

Com a parlamentar do Rio de Janeiro, também Secretária de Relações Institucionais da Câmara, Tania Ziulkoski abordou os impactos da pandemia para as mulheres. Soraya Santos reforçou que é necessário compreender o cenário de crise na saúde e os reflexos nas cidadãs. “Precisamos buscar entender como essa nova rotina impactou mais as mulheres. Buscando dados, podemos aprimorar as ferramentas municipalistas nessa nova dinâmica” disse a deputada.

Aproveitando a liderança feminina nessa nova secretaria, a fundadora do MMM sugeriu a realização de um seminário internacional com lideranças femininas da América Latina e portuguesas para se trabalhar o fortalecimento da presença da mulher na política. “Com o atual projeto internacional que estamos desenvolvendo, estamos estreitando laços com lideranças portuguesas municipalistas e o país hoje é referência da União Europeia quando o tema é equidade de gênero. Além de nosso histórico de atuação do Movimento na América Latina, vamos usar o exemplo dessas mulheres e fortalecer o tema no Brasil”, destacou Tania Ziulkoski.WhatsApp Image 2021 07 07 at 19.01.37

Secretaria da Mulher
Já em conversa com a deputada Celina Leão - coordenadora da Secretaria da Mulher da Câmara – Tania Ziulkoski e a parlamentar definiram que no próximo mês, em celebração ao Agosto Lilás, será promovido um grande evento na Câmara dos Deputados para a promoção de pautas que beneficiem as mulheres.

A parceria renderá também cartilhas de orientação para a solicitação de emendas parlamentares voltadas ao desenvolvimento de ações de combate e ao enfrentamento da violência contra as mulheres, pauta cada vez mais crescente e recorrente devido à pandemia. “Vamos realizar uma grande sessão e a tarde seguimos com quatro painéis realizados concomitantes em salas de comissão, com temas como orçamento, combate a violência (...) Vamos capacitar essas novas mulheres que assumiram os desafios de serem prefeitas, vereadoras e secretárias nessa nova gestão”, disse a deputada.

Ainda na reunião também foi formalizado o convite para que o MMM realize sua adesão formal ao Movimento do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONPM), que tem como objetivo monitorar e centralizar as pesquisas existentes sobre diversos temas e facilitar o acesso e o conhecimento sobre a realidade das mulheres eleitas em todas as esferas.

 

Leia também:

Observatório Nacional da Mulher na Política promete monitorar e centralizar estudos

 

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas