Home / Comunicação / Mobilidade urbana é destaque em evento e nova plataforma nacional de dados

Notícias

19/02/2019

Compartilhe esta notícia:

Mobilidade urbana é destaque em evento e nova plataforma nacional de dados

MobilidadosAo lançar uma plataforma para reunir dados das cidades brasileiras na área de mobilidade urbana, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) pretendia apresentar o contexto nacional a partir de indicadores. Com esse mesmo objetivo, será realizado o Café com MobiliDADOS na quarta-feira, 21 de fevereiro, no Rio de Janeiro, com a participação de diferentes atores, entre eles, representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Especialistas irão debater os desafios para o planejamento e a gestão com base nas informações da MobiliDADOS. O evento será transmitido ao vivo e contará com a presença de gestores públicos. Durante os painéis, eles poderão conhecer casos de produção, análise e uso de dados para melhorar as ações e políticas nas cidades.

A CNM destaca a importância da nova ferramenta e de eventos como o Café – que conta com apoio do Instituto Clima e Sociedade –, para auxiliar a administração municipal na elaboração e execução do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) e de outras iniciativas da área. A entidade municipalista participou da campanha voltada para os Planos e agora apoia na divulgação do site.

Mobilidados Além de promover trocas sobre experiências inovadoras no uso de dados e inspirar a transferência de conhecimento dos casos de sucesso para outras localidades, o evento também é uma oportunidade para fortalecer redes de intercâmbio e aprendizados entre cidades, técnicos e agentes públicos.

MobiliDADOS
Criada pelo ITDP Brasil, a plataforma tem o objetivo de promover o uso de informações confiáveis nos processos de elaboração, participação, monitoramento e avaliação de políticas de mobilidade e desenvolvimento urbano. Os indicadores apurados para 26 capitais, o Distrito Federal e nove regiões metropolitanas contam ainda com dados brutos utilizados e descrição das metodologias de apuração.

O Instituto ressalta que o uso de indicadores é fundamental para promover mais transparência e participação da sociedade nas políticas urbanas, colaborando para a construção de cidades de baixo carbono, com acesso mais equitativo às oportunidades e alinhadas aos princípios do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável.

Da Agência CNM de Notícias com informações do ITDP Brasil


Notícias relacionadas