Home / Comunicação / Mobilização municipalista e gestão da saúde são destaques em visitas de prefeitos

Notícias

12/09/2019

Compartilhe esta notícia:

Mobilização municipalista e gestão da saúde são destaques em visitas de prefeitos

12092019 prefeito de Deodapolis MSGestores do Estado de Mato Grosso do Sul marcaram presença na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na tarde desta quinta-feira, 12 de setembro. A entidade recebeu as visitas dos prefeitos de Deodápolis, Valdir Luiz Sartor; e de Camapuã, Delano Huber. Os chefes do executivo municipal buscaram informações que possam consolidar a gestão da saúde, trataram de reivindicações locais e confirmaram presença na mobilização municipalista que acontece na próxima terça-feira, 17 de setembro, em Brasília.

A gestão da saúde foi o ponto em destaque do prefeito de Deodápolis. Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Jean Carlos Gomes, os visitantes receberam atendimento da área técnica de Saúde. Eles conheceram, por meio do conteúdo Exclusivo, detalhes que a plataforma da CNM disponibiliza sobre o panorama da saúde local. Informações da Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde, Atenção Média e de Alta Complexidade foram assuntos da reunião.

Um projeto que está sendo executado no Município e pretende impulsionar ações que contribuam com o aprimoramento da governança local também foi apresentado pelo prefeito e secretário de saúde. Para o gestor de Deodápolis, a troca de informações com a CNM e com outros Municípios são significativas. Seguindo esse entendimento, ressaltou também a importância de trazer outro representante do Município para participar do atendimento técnico. “A presença do Secretário de Saúde é necessária porque as informações são mais direcionadas e a CNM abre essa interação com seus técnicos. Isso ajuda muito o nosso Município”, relatou o gestor.12092019 prefeito de Camapuã MS

Mobilização Municipalista
Temas que irão fazer parte da Mobilização Municipalista que ocorre na semana que vem foram tratados com o prefeito Delano Huber, que esteve na CNM com a vice-prefeita, Luzia Maidana, e assessores. A inclusão dos Municípios na Reforma da Previdência, os recursos da cessão onerosa, a arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS), a Nova Lei de Licitações e o repasse adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de setembro serão as pautas tratadas no Congresso Nacional.

Em entrevista à Agência CNM, o gestor disse que essas demandas são fundamentais, principalmente a cessão onerosa. “Esses recursos serão a salvação, principalmente para despesas com o pagamento de folha. Desde que assumi em 2017 eu percebo que o país está em uma crise profunda e os Municípios estão sofrendo muito”, relatou o gestor. O prefeito aproveitou a visita e também deixou um convite no lounge municipalista para que o presidente da CNM, Glademir Aroldi, participe das comemorações do aniversário de Camapuã.

Por: Allan Oliveira

Fotos: Bianca Galeno e Marco Melo

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas