Home / Comunicação / Mulheres municipalistas são recebidas pela fundadora do MMM em Brasília

Notícias

18/03/2022

Compartilhe esta notícia:

Mulheres municipalistas são recebidas pela fundadora do MMM em Brasília

WhatsApp Image 2022 03 18 at 10.49.55A líder do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) recebeu, esta semana, prefeitas, vereadoras e deputadas federais de todo o Brasil na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O fortalecimento da presença de mais mulheres na política, a necessidade de maior cobrança na fiscalização e punição de casos de violência política de gênero e a pauta do MMM na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios estavam em pauta.
 
O primeiro encontro foi com a prefeita de Palmeira (SC), Fernanda Córdova, e as vereadoras do Município de Frei Rogério (SC) Mareli Gonçalves e Eliane Mazzuco. Em seus relatos as mulheres catarinenses ressaltaram a importância do apoio familiar durante suas campanhas políticas e sua carreira. “Somos constantemente atacadas e a família nos apoiar é fundamental para entender que estamos aqui trabalhando por todos”, destacou a vereadora Mareli Gonçalves.
 
A prefeita Fernanda comentou que sente que a presença dela na política acima de tudo é um exemplo para mais mulheres e meninas. “Hoje além de prefeita sou também a presidente da Associação de Municípios da Região Serrana (AMURES), gosto de contar minha história de vida, não para me vitimizar, mas para mostrar o quanto cresci e que todas nós somos capazes”, lembrou. Já a vereadora Eliane Mazzuco partilhou que tem o sonho de um dia ser prefeita. “Já disse isso para o meu partido, e redes como essa do MMM são importantes para nos apoiar e em espacial em momentos de campanha, onde ficamos muito visadas e vulneráveis”, completou.
 
No mesmo dia, a fundadora do MMM também recebeu a deputada federal pelo estado de Santa Catarina, Carmen Zanotto (Cidadania-SC). No encontro a líder municipalista e a prefeita de Capela(SE) e representante do Estado no MMM além de integrante do conselho fiscal da CNM, Silvany Mamlak, trataram do piso da enfermagem, pauta de grande interesse para o municipalismo.
 
Também recebidas por Tania Ziulkoski, a prefeita de Sidrolândia (MS), Vanda Camilo, e a vereadora e presidente da Câmara de Vereadores do Município, Juscinei Dino, apresentaram a estrutura do Município, onde as mulheres ocupam a maioria dos espaços de poder institucional. “Em Sidrolândia temos prefeita, vice-prefeita, vereadora, presidente de câmara e todo o nosso judiciário chefiado por mulheres. Além disso, somos o Município com a primeira cacique mulher chefiando um aldeia”, contou com orgulho a prefeita.
 
Convite da Marcha
WhatsApp Image 2022 03 18 at 10.49.54Encerrando a agenda em Brasília, Tania Ziulkoski visitou a deputada federal, Soraya Santos (PL-RJ). Na oportunidade, a líder municipalista convidou-a para a plenária principal do Movimento Mulheres Municipalistas durante a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A plenária está prevista para acontecer no dia 26 de abril às 14h40. “Esse é um movimento que eu acredito, porque eu sou municipalista de convicção e a Tania representa esse movimento das mulheres, o tom feminino na aplicação do dinheiro público. E eu tenho um orgulho danado! Nesses cinco anos acompanhei esse movimento e com certeza irei”, destacou a deputada.
 
Neste ano o Movimento Mulheres Municipalistas completa cinco anos, tendo sido fundado durante a XX Marcha no ano de 2017. Para celebrar o momento, o MMM contará com um espaço especial para todas as mulheres que atuam no municipalismo brasileiro, com uma programação especial dedicada a temas como a inovação, empreendedorismo, boas práticas de gestão femininas, intercâmbio de práticas internacionais, além do lançamento do Censo das prefeitas brasileiras 2020 em parceria com o Instituto Alziras.
 
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas