Home / Comunicação / Mulheres Rurais: CNM acompanha reunião que prorroga inscrição para concurso

Notícias

16/01/2020

Compartilhe esta notícia:

Mulheres Rurais: CNM acompanha reunião que prorroga inscrição para concurso

FAOA convocatória do concurso Inovar para mudar: a autonomia das mulheres rurais e sua contribuição para reduzir a pobreza e a insegurança alimentar foi debatida durante reunião nesta quarta-feira, 15 de janeiro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou o encontro do grupo de trabalho da campanha #Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos, que também pautou os próximos passos e os resultados alcançados em 2019.

Ficou definido que o encerramento da quinta edição nacional da campanha – por tema Pensar igualdade, construir com inteligência e inovar para mudar – será com a promoção do concurso. Por maioria de votos, os participantes decidiram prorrogar as inscrições até dia 31 de janeiro, por conta da grande manifestação de interessados. Inicialmente, o prazo para promover inscrição terminaria nesta quarta-feira, 15 de janeiro.

Segundo relatos dos representantes da CNM, que acompanharam o debate, o encontro propõe definir estratégias para elevar a participação de mulheres, por meio da disseminação das iniciativas exitosas que reconheçam o poder transformador das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes na América Latina e Caribe e sua contribuição para os desafios estabelecidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os projetos desenvolvidos no âmbito da campanha vão ter nova oportunidade para serem inscritos no prêmio. Além disso, foi sugerido inovar o processo de votação e seleção dos vencedores, com a ideia de abrir para participação do público; e debatida a necessidade de incentivar as mulheres brasileiras a participarem e lutarem por seus direitos e deveres, seguindo a tendência de crescimento das trabalhadoras como protagonistas no desenvolvimento econômico social no campo.

Iniciativa
Com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO) e da ONU Mulheres, a iniciativa é promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com diversas instituições ligadas ao movimento de mulheres rurais e cuidado do campo. Também recebe o apoio da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF) e da Diretoria Geral de Desenvolvimento Rural do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (DGDR-MGAP) do Uruguai.

Por meio do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), a Confederação também apoia a iniciativa #Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos, e promove ações para conscientizar os gestores locais, para divulgar e para fortalecer o protagonismo da mulher na política local. O movimento municipalista reconhece a importância da causa e a necessidade de transmitir conhecimentos para maior autonomia às mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes de toda América Latina.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas