Home / Comunicação / Municípios amazonenses podem utilizar Internet banda larga e pregão eletrônico

Notícias

11/10/2005

Compartilhe esta notícia:

Municípios amazonenses podem utilizar Internet banda larga e pregão eletrônico

Agência CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Associação Amazonense de Municípios (AAM) firmaram convênio para oferecer aos municípios da região o acesso à Internet, e conseqüentemente o uso do portal de compras municipais, o CidadeCompras. Quando contratado o serviço, as prefeituras também terão acesso a webmails e ao Portal Municipal, destinado a abrigar os sites de todos os municípios.

O serviço de Acesso à Internet via Satélite é para todos os municípios que não são atendidos por redes telefônicas terrestres, fibra ótica ou via rádio sejam beneficiados deste importante meio de comunicação que é a Internet.

CidadeCompras
A necessidade de estar interligado à Internet deverá se tornar praticamente uma exigência a partir de dezembro, quando o Decreto Federal nº 5.504 for regulamentado. Ele estabelece a exigência de utilização de pregão, preferencialmente na forma eletrônica, para os entes públicos ou privados, nas contratações de bens e serviços comuns, realizados em decorrência de transferências voluntárias de recursos públicos da União, convênios ou instrumentos congêneres, ou ainda, consórcios públicos.

No Estado, já aderiram ao CidadeCompras os municípios de Maués e Rio Preto da Eva. Manaus já está em processo de credenciamento. O portal permite a utilização do ambiente virtual para os processos licitatórios e traz importantes benefícios como, por exemplo, ampliação de participantes, maior competitividade, celeridade, transparência, redução nos preços praticados e segurança nas compras via Internet. 

Com um computador e acesso à Internet, a prefeitura pode comprar um produto ou contratar um serviço sem limite de valor, além de poder publicar suas licitações na Rede. Por meio do CidadeCompras qualquer usuário em qualquer parte do mundo poderá assistir em tempo real a todas fases do processo licitatório.

 


Notícias relacionadas